2009-04-24

Cuidados que devem ser tomados ao indicar amigos para vaga de emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/04/2009, sobre os cuidados a serem tomados ao indicar amigos para vagas de emprego na sua empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Cuidados que devem ser tomados ao indicar amigos para vaga de emprego

aperto de mão
Uma consulta sobre amizade. "Vivo uma situação que ao mesmo tempo me alegra e me entristece", diz um ouvinte. "Eu trabalho numa boa empresa e tenho um bom cargo. Essa é a parte boa. A parte não tão boa é que tenho vários amigos que ou estão desempregados ou estão insatisfeitos e querem mudar de emprego. Por isso, recebo muitos pedidos de ajuda.

A minha empresa tem em aberto uma quantidade de vagas até razoável, considerando-se a atual situação do mercado de trabalho. Portanto, eu poderia ajudar alguns de meus amigos. Só que se eu simplesmente entregar um currículo para a área de recursos humanos, ele vai direto para o banco de dados, e aí desaparece num buraco negro.

Para poder, de fato, ajudar, eu tenho que conversar diretamente com o gerente da área que tem uma vaga em aberto. Eu fiz isso algumas vezes e ouvi a pergunta: 'Você garante que essa pessoa será eficiente? Garante que ela não terá problemas de relacionamento com os colegas?' E aí, eu fico em dúvida. Como eu posso garantir isso? Sei que meus amigos são pessoas responsáveis, mas nunca trabalhei diretamente com eles. Qual seria a melhor atitude em casos assim?"


Começando pelo óbvio, você é um profissional. Você não deve indicar um amigo para uma vaga porque ele é um bom amigo, mas porque ele será um bom profissional. Se você não tem informações suficientes para dar essa garantia, você deve dizer isso ao gerente que lhe fizer a pergunta. Responda que você recomenda seu amigo do ponto de vista de comportamento, se isso for verdade. Mas enfatize que a avaliação profissional deve ser feita pelo próprio gerente, numa entrevista.

Com um pouco de insistência, você conseguirá que seu amigo seja entrevistado. Caso isso aconteça, e o gerente ficar em dúvida se contrata ou não o seu amigo, não force a barra. Retire a indicação e diga a seu amigo que você fez o que estava ao seu alcance, mas que ele não foi aprovado na entrevista. Por outro lado, se seu amigo for um bom profissional, ele será aprovado na entrevista.

Logo, não se torture demais. Você é pago por sua empresa para fazer com que ela seja cada vez melhor, e isso inclui a indicação de bons profissionais. Se você indicar o amigo errado para uma função e ele depois vier a perder o emprego, você não só ficará sem a confiança da empresa, como também corre o risco de ficar sem o amigo.

Em resumo, não misture o que não precisa ser misturado.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Ana P. disse...

É embaçado. Eu poderia já ter indicado uma pá de gente pra estagiar lá no banco, mas é foda, vc se queima mto mais do que a pessoa se ela fizer alguma merda.

O máximo que eu sempre faço pelos meus amigos é: me dá seu currículo, vou ver o que posso fazer.

Amigo que é amigo sabe que essas paradas não se misturam.

Andarilho disse...

Se eu te der meu currículo, vc me consegue uma boquinha lá no banco? Huhauhauha

Sardinha Mestre disse...

Pode me chamar de fdp mas eu não ajudo.. consigo me queimar por mim msm. O máximo é levar o curriculum e o cara que corra atrás.