2009-04-27

Estudo não é despesa, é investimento - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/04/2009, com uma conversa com um jovem sobre estudo, investimentos e celulares.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Estudo não é despesa, é investimento

celular
Hoje vou tentar responder a algumas indagações sobre curso superior. Não são poucos os ouvintes que escrevem para se justificar por não ter feito uma faculdade, sendo que a maioria explica que não tem condições de arcar com o preço do ensino.

Outros ouvintes perguntam se faculdades que oferecem cursos a preços mais acessíveis seriam recomendáveis. Ou se é melhor esperar mais um pouco. Em ambos os casos, porém, os ouvintes reclamam que não conseguem boas oportunidades de emprego por falta do diploma de curso superior.

Então vamos lá. Primeiro, esperar nunca é bom. Quem espera é sempre ultrapassado. Segundo, estudar é melhor do que não estudar. E terceiro, estudo não é despesa, é investimento.

E aqui eu peço licença para contar uma breve história que pode ter tudo ou nada a ver.

Há alguns dias eu fui abordado num shopping, por um jovem que me contou a sua história profissional. Ele tinha um empreguinho assim bem meia boca, como ele próprio definiu. Porque nunca pôde cursar uma faculdade. Mal o jovem havia começado a falar, o celular dele tocou. E nos minutos seguintes, tocou mais duas vezes.

Quando eu perguntei quem pagava a conta do celular, o jovem me disse que era ele mesmo, com certeza. E eu fiquei pensando: a conta do celular e mais um troco provavelmente já dariam para cobrir a mensalidade de uma faculdade. Perguntei ao jovem se ele já tinha considerado trocar o celular pelo ensino, e ele ficou pasmo!

"Como assim?" Todos os seus amigos tinham celulares. Como é que ele iria explicar o fato de não ter um? Claramente, para ele o celular era uma necessidade. E o ensino era um gasto.

Naquele momento, imaginei esse jovem participando de uma entrevista de emprego. O entrevistador perguntaria que faculdade ele está cursando. E o jovem responderia: "Nenhuma, mas em compensação, olha só o meu celular! 10.1 Megapixels!"

A vida profissional é uma questão de fazer as escolhas certas, nas horas certas. E pensando na carreira, a formação acadêmica é prioritária. No mínimo, um curso técnico e uma faculdade.

Ao final de nossa conversa, o jovem começou a me dizer que iria pensar no assunto. Mas aí, o celular dele tocou. Espero que ele tenha pensado.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

É, eu calei a boca quando o Max contou essa história do celu. Mas tudo bem, eu agora to na faculdade certa!

Pena que o emprego, ah, o emprego...