2009-04-25

Filme: Divã

Apesar do filme ter estreado nacionalmente semana passada (17 de abril), somente esta semana Divã apareceu nas telas aqui de Floripa, e eu fui assistí-lo hoje.

filme divã poster
Divã, o filme, é baseado na peça de teatro de mesmo nome, que por sua vez foi inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros.

Divã conta a história de Mercedes (interpretada pela Lília Cabral, ótima no filme), uma mulher em torno dos 40 anos, que vive uma pacata vida de classe média no Rio de Janeiro. Ao começar a frequentar o divã de um psicanalista, ela começa a se questionar sobre se aquela vidinha pacata e sem emoções seria mesmo felicidade. É o começo de uma jornada, em que ela se questiona sobre casamento, amor, paixões, sedução, carreira, amizade e enfim, felicidade.

Enquanto vemos a vida de Mercedes sofrer uma grande reviravolta, envolvendo entre outras coisas, o fim do casamento, traições, a busca por novos amores e os laços de amizade, acompanhamos o que a personagem pensa por meio do divã do filme. Nós, os espectadores, somos o confidente, o analista que escuta a tudo e se faz algum juízo, praticamente não o faz para a personagem: deixa que ela mesma se descubra na jornada.

Talvez seja apenas uma impressão minha, mas vejo que ultimamente tem aumentado o número de obras em que mulheres mais maduras vêm se redescobrindo, se transformando, abandonando caminhos e adotando outros, a exemplo de um livro que li há alguns meses, o delicioso Comer, Rezar, Amar, e mesmo na vida real. Creio estarmos no meio de uma evolução, senhoras e senhores.

Mas voltando ao filme...

filme divã lilia cabral cauã reimond (Eis outro carinha que gosta de MILFs...)

Divã tem um ritmo delicioso, em que as risadas saem com facilidade, tanto pela situação cômica em si, quanto pela identificação do espectador com a situação mostrada. Isso não quer dizer que você não vá chorar no filme, pois momentos lacrimais também estão presentes (estes, na minha opinião, não tão bem realizados quanto o resto do filme).

Divã pode ter aquele rótulo de "filme pra mulherzinha" (mesmo que o público que mais se identificará seja o das mulheres mais maduras, o que constrasta com o "mulherzinha"), mas eu, que sou homem, me diverti muito e recomendo. Fora que se homens e mulheres ainda viverem a guerra dos sexos, nada melhor do que conhecer o seu inimigo. =P

Trailer do filme Divã:



Bônus divertido: pra promover o filme, foi feita uma promoção (que já terminou) em que internautas mandariam vídeos com o tema "Você no divã". Os dois vídeos ganhadores, muito divertidos, você vê no blog da produção.

P.S. A cena de nudez da Lília Cabral no filme foi espetacular! Não porque ela mostra tudo, mas porque... ah, vá ver o filme. XD

6 comentários:

BETA disse...

Também vi este filme, e gostei bastante... me identifiquei muito com a Mercedes, sobretudo nas contradições... Passei por umas fases parecidas, por isso acabei me identificando.Filminho bacana...
Tenho lido teu blog, tb bacanérrimo!

Andarilho disse...

Obrigado pela leitura e volte sempre.

Lomyne disse...

Sabe, pelos seus comentários isso me parece um filme águinha com açúcar, não me convence muito a ver... E só uma coisa: acho que você conhece MILF por um significado diferente do que conheço...

p.s.: respondi seu comentário, mas me diga, onze da manhã de domingo é horário de estar na internet, meu filho???

Ana P. disse...

Nhaíííííí!!! Acredita que eu estive a ponto de assistir esse filme, mas sei lá, deu precô...

Aí eu li sua resenha [ótima, como sempre] e vi o trailer e pronto, quero ir assistir!

\o/

TÔ NA VIIIIIIIIBE!!!

Nathalia disse...

ah, quero ver também. mas confesso que estou um tanto relapsa quando se trata de assistir um filme. :/

CintiaYamane disse...

keria ter visto akele de terrorzim, mas ta muito caro esses cinemas, ne...
quem sabe eu nao vou la no IMAX que vai estrear em curitoba...
aki no catuai, alem de caro, as salas que nao são stadium, são tudo pekenas, cheirando a mofo, com os estofados meio ensebado..