2009-04-30

MP3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10...

No começo, era o mp3. Formato de música comprimida, ganhou as ruas quando a Apple lançou o famoso iPod. Desde então, os MP3 Players, ou apenas MP3, ganharam popularidade fora do círculo geek, se espalhando como praga, pior que brasileiro em Orkut.

Depois veio o mp4, que apesar do nome, não é a evolução do mp3. Mas, como o mp4 especifica (simplificadamente falando) o formato do container de filmes (ou seja, o vídeo e o som, que pode até ser em mp3), ao lançarem aparelhos que podiam reproduzir vídeos, logo o nome MP4 se popularizou, como sendo um tocador de vídeo. (Apesar de que, ironicamente, os aparelhos mais vagabundos não tocam arquivos em mp4)

Até aí, tudo bem, era o marketing agindo sobre as cabeças não geek (ou talvez cabeças não pensantes) da humanidade.

Mas então alguém muuuuito criativo resolveu colocar alguma funçãozinha a mais no aparelho, como tirar fotos. E rebatizou o dito como MP5. Claro, depois do 4 vem o 5, não? Então, a cada novo botãozinho, o criativo pessoal de marketing paraguaio foi aumentando uma numeração.

Eu já achava MP7, MP8, um exagero. E nem prestava mais atenção aos MPX da vida, quando outro dia vejo uma propaganda (via Adsense) neste mesmo blog que você está lendo. Olha ela aqui:

celular mp11 china
Sim, um MP11! E pela loja, deve vir diretamente da China, aquele (hoje) acolhedor país dos direitos humanos e dos produtos pirateados, apesar da baía pirata na Suécia... Não pude deixar de ser curioso e entrei no site. Meu Deus, MP11 não são a última moda. Lá tem MP12...

E se você procurar no Google, em sites como o MercadoLivre (que mais é um mercado zona livre), vai encontrar outros MPs, 13, 14, 15...

Eu queria mesmo é um MP18 pra acabar com essa palhaçada.

MP18 (Esse é o verdadeiro MP18!)

4 comentários:

Sardinha Mestre disse...

Eu como um geek mediano, fico cabrero qnd tento explicar pra alguem q isso de mp7, mp8 é uma palhaçada, q não é formato de nada e o nome em si vem do formato do arquivo que nesse caso nem existe.

Assim como vc tambem quero uma mp18, pq é triste conviver com isso.

I-Pixel disse...

Ahauhauaha!
Vou me juntar a vocês! Estou aceitando um MP18. =P

CintiaYamane disse...

daki a pouco lança o mp50 e vc nao precisa sair de casa nem com roupas mais, pq ele ja deve ter essa função de vestir...

Ana P. disse...

Cara, comentei isso há um tempo atrás com um amigo do trampo, quando uma das estagiotarias veio mostrar o seu NOVÍSSIMO MP7... e eu e meu amigo olhando com cara de "que porra de arquivo é esse???"

Daí que ela explicou que não, é pq ele é celular, que tem música, vídeo, tv, blá, blá blá.... blá.

¬¬

Criatividade deixou lembranças, mas disse que num volta tão cedo.