2009-04-07

Quando o mais importante é não complicar - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/04/2009, sobre o cargo de encarregado ou supervisor.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Quando o mais importante é não complicar

complicado
Consulta de um jovem ambicioso. "Após dois anos na empresa, fui promovido a encarregado de setor. Esta é a minha primeira experiência liderando pessoas e eu gostaria de saber como me comportar para poder, rapidamente, galgar postos mais altos."

Em primeiro lugar, parabéns pela promoção. Em segundo lugar, o cargo de encarregado, assim como o cargo de supervisor, é um período na vida profissional que requer muito conhecimento técnico, muito bom senso, e acima de tudo, muita paciência.

Isso acontece porque existem duas visões bem diferentes sobre a contribuição do encarregado. A visão de baixo para cima e a visão de cima para baixo. Os subordinados do encarregado o enxergam como alguém que faz parte da direção da empresa, e portanto, tem influência suficiente para conseguir benefícios e reajustes salariais.

Já de cima para baixo, a direção da empresa vê o encarregado como alguém cuja tarefa é manter o bom funcionamento do seu setor, zelando pela disciplina e pelo cumprimento das metas. Via de regra, o encarregado nunca é consultado pelos seus superiores sobre planos, estratégias ou qualquer coisa que signifique médio ou longo prazo. Seu trabalho é sempre de curtíssimo prazo. Ele é o mantenedor da ordem e o responsável por um ambiente de trabalho sem intrigas ou fofocas.

Nem sempre o encarregado é elogiado. Mas é sempre o primeiro a ser cobrado se os resultados ficarem abaixo do esperado. Como o encarregado sofre pressões de duas direções, em pouco tempo ele começa a se sentir como o marisco, entre o mar e o rochedo.

Naturalmente, o nosso ouvinte deve investir em seus estudos, aperfeiçoando-se cada vez mais e preparando-se para o próximo passo na carreira. Mas não deve deixar que a ambição influa na execução.

Aos 20 anos, numa reunião de encarregados da empresa em que eu trabalhava, pedimos que cada um deles escrevesse o que considerava mais importante em sua função. A maioria gastou páginas e mais páginas listando suas atividades diárias. Mas um deles resumiu tudo em uma só linha: "Em minha função, o mais importante é não complicar". Não por acaso, dentre todos os colegas, ele foi o que teve mais sucesso na carreira.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Perdido disse...

Sei bem o que é isso, já comecei a trabalhar como encarregado. Mas ruim mesmo é quando o chefe é enrolado (minha atual situação).

Ana P. disse...

Então, num faço a menor ideia do que um encarregado faça. Pq na minha empresa isso non ecsiste. Ao menos não com esse nome!

Me surgiu uma curiosidade: qual a história profissional do GuériGuéri, que o qualifique para ser O CARA em gestão de carreira ou algo que o valha.

Andarilho disse...

Só sei que ele trabalhou em várias empresas grandes e depois decidiu jogar tudo pro ar e viver escrevendo e dando palestras.

Ana P. disse...

Well, posso trabalhar 20 anos na Caixa, mas isso num me qualifica a jogar tudo pro ar e falar sobre investimento bancário.

Algo de especial ele deve ter feito... vou investigar, quando eu souber, te falo.

E by the way: trabalhar 20 anos na Caixa me qualificaria a dar palestras para suicidas em potencial, convencendo-os de que existem razões bem maiores para se matar, e nem por isso as pessoas o fazem! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!