2009-05-17

Filme: Anjos e Demônios - ou uma igreja acéfala

E o blockbuster da semana é a estréia da segunda aventura do prof. Langdon nos cinemas (e a primeira nos livros), o filme Anjos e Demônios (no original, Angels & Demons).

anjos e demônios poster
Ao contrário da aventura anterior, O Código Da Vinci, desta vez eu não li o livro antes de ver o filme.

O filme não é ruim, se você gosta apenas e tão somente de ação. É uma correria desenfreada, enquanto o prof. Langdon (mais uma vez, Tom Hanks, que já viveu dias melhores) busca pelas ruas de Roma e do Vaticano, o caminho dos Iluminatti, para impedir que uma bomba destrua toda a cidade e mais um pouco.

Como já era de se esperar, o filme todo é um absurdo só. Antimatéria num tubinho? Segurado por eletroimãs? Movidas a bateria (de celular, pelo tamanho...) Ok, não dá pra esperar muito de filmes de ação mesmo. E nem a especialidade de Langdon, a simbologia, é explorada neste filme. Enquanto no Código Da Vinci o cara era uma verborragia só (o que é legal no livro, mas fica meio maçante na tela), em Anjos e Demônios é como se todo mundo já soubesse do que tudo se trata. Claro, todo mundo já conhece toda simbologia envolvida (porque devem ter lido o livro antes, huauhau).

anjos e demônios tom hanks
Já me disseram que o livro é melhor. E eu acredito.

A única coisa que eu gostei mesmo foi de uma parte da tradução no filme. Em uma determinada cena, é dito que a igreja estava sem liderança. E na legenda, foi escrito que a igreja estava acéfala (ou seja, sem a cabeça, no sentido de sem um líder, sem um papa).

Mas fico me perguntando: será que a santa igreja católica apostólica romana, foi algum dia, não acéfala?

Trailer:


3 comentários:

Ana P. disse...

Eu li o livro, é a mesma velha fórmula do Brown, que ele aplica desde os primórdios de "Fortaleza Digital": alguém aparentemente importante morre de forma misteriosa, daí se descobre que essa pessoa morreu pq sabia demais, e alguém vai atrás para saber tanto quanto a pessoa que morreu, e descobre-se que sua maior suspeita é na verdade inocente e aquele que vc confiava é o bandido da história.

Dan Brown já foi mais criativo, AHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUA!

Depois de ler quatro livros com a mesmíssima fórmula, vc nem se dá ao trabalho de assistir aos filmes, mesmo que tenha o nome de Tom Hanks no cartaz.

Srta Diazepan disse...

eu não li o livro e nem pretendo fazer nada a respeito pra saber mais da história.. eu li o código e ahei um saco, tanta história e suspense pra uma noite apenas ...e isso tudo narrado em um monte de páginas que quando vc acha que eles vão dizer o que é... muda o foco! saco não?

beijos

Sardinha Mestre disse...

Concordo 100% com a Srta Diazepan.. odiei o código da vinci parei no meio joguei o livro na lixeira (do computador, maldita pirataria), e achei o filme massante.

Agora pra Anjos e Demonios, não li.. Já que odiei um porque gostaria do outro, mas estou com muita vontade de ir assistir pois o trailer é foda.. Ok, eu sou um cara manipulado pela midia que esta fazendo desse filme o melhor já produzido, então bem.. tomara que me surpreenda pelo filme em si e não pela história pq nunca fui fã do autista lá.