2009-06-11

Atuar como curinga pode impedir o crescimento na empresa - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/06/2009, sobre os curingas dentro de uma empresa, aquelas pessoas que fazem de tudo, mas que não sobem na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Atuar como curinga pode impedir o crescimento na empresa

curinga baralho
"Sou um curinga na minha empresa", escreve um ouvinte. "Faço de tudo: substituo colegas de outros departamentos que saem de férias, e sempre sou chamado quando existe algum incêndio a ser apagado. Num dia posso ser motorista e no outro, auxiliar de contabilidade. Tenho o reconhecimento dos diretores por tudo isso, mas até agora os agradecimentos ficaram somente nas palavras. Dinheiro que é bom, ninguém nunca mencionou. Gostaria de saber como aproveitar minhas habilidades para conseguir um salário melhor."

Bom, eu fiz uma pequena lista mental de pessoas com as quais eu trabalhei, e que tinham essa característica de curinga. Durante algum tempo, essas pessoas deram a impressão de serem indispensáveis. Em alguns casos, comentava-se que a empresa não poderia funcionar sem elas. E algumas até se comportavam como se de fato, ocupassem cargos importantes.

Só que quando um curinga pedia para ser efetivado em uma única função, o chefe sempre respondia: "De jeito nenhum! O que você faz ninguém mais consegue fazer!" Tudo isso parece ótimo, da boca para fora, mas o resultado é sempre negativo, quando se pensa numa carreira de médio e longo prazo.

Enquanto os curingas permanecem onde estão, seus colegas vão conseguindo promoções. Isso porque o curinga, ou o quebra-galho, ou o gerente de nada, apelido dado a uma das pessoas com quem eu trabalhei, era exatamente isso: alguém com conhecimento prático de muitas coisas, mas sem conhecimento específico e profundo em uma única coisa. E na hora da promoção, o escolhido era sempre um especialista.

A minha recomendação para nosso ouvinte seria: procure outro emprego, numa empresa em que você possa se fixar em uma só função, aquela que você mais gosta de executar.

Pessoas como você, são úteis para as empresas, mas as empresas não são úteis para pessoas como você. Com o tempo, você descobre que sequer tem uma função principal para colocar num currículo. E isso só vai lhe fechar portas no mercado de trabalho.

Nenhuma empresa tem no organograma, uma função chamada curinga. Não tem porque ela não é necessária. É apenas conveniente. A função só existe na prática, porque alguém se dispõe a isso, em prejuízo ao próprio crescimento profissional. Como o nosso ouvinte já percebeu, mas ainda reluta a aceitar.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Eu era uma coringa na minha agência. Até o dia que pedi pra sair e disse que só voltava com uma função.

Veja você: deu certo! ^_^