2009-06-16

Inveja no trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/06/2009, sobre a inveja no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Inveja no trabalho

inveja
"Gostaria que você falasse sobre a inveja no trabalho", pede uma ouvinte.

Vamos lá. De segunda a sexta-feira, nós passamos 80% do tempo em que estamos acordados, convivendo com um grupo heterogêneo, que chamamos genericamente de o pessoal lá da empresa. Se o mundo fosse perfeito, nós teríamos escolhido essas pessoas. Só trabalharíamos com aquelas com quem tivéssemos total afinidade.

Mas o mundo não é perfeito. O primeiro critério das empresas na hora de contratar pessoas, nunca foi e nunca será a simpatia delas. A empresa contrata os melhores profissionais, e o resultado é que temos que conviver, durante a maior parte do nosso dia, com gente diferente de nós.

Não apenas não temos afinidade com muitas dessas pessoas, como algumas delas se acham melhores do que nós.

Como não é novidade para ninguém, o ambiente nas empresas está cada vez mais competitivo. Por um lado, isso é bom para quem for bom. Por outro lado, pode gerar atritos.

Aquele colega que não apreciamos muito, não está só querendo mostrar que é melhor que nós. Ele quer ser o nosso chefe. Se a empresa estabelece regras claras para que a competição fique dentro do nível ético, os melhores profissionais irão se sobressair.

Mas, se a empresa não toma essa providência, algumas figuras detestáveis emergem rapidamente. E uma delas é o invejoso. Aquele empregado que dá a impressão de estar sendo pago pela empresa apenas para criticar os colegas que se mostram mais eficientes do que ele.

A única maneira de lidar com pessoas assim é ignorando a existência delas, não dando a elas mais munição. Basta lembrar dos apelidos escatológicos da nossa infância: reclamou, o apelido pega; levou numa boa, o apelido some. A inveja é a mesma coisa. Ela só floresce quando recebe atenção.

O invejoso não tem raiva de quem ele critica. Ele tem raiva dele mesmo, por não poder ser igual a quem ele critica. De certa maneira, a inveja no trabalho é a forma mais doentia de elogio. E é por esse prisma que o invejoso deve ser visto.

Enquanto os invejados irão progredir, o invejoso ficará para trás, parado no tempo, sempre criticando aqueles que reúnem condições de chegar onde ele sabe que não conseguirá chegar.

Max Gehringer, para CBN.

inveja fullmetal alchemist (Referência nerd/geek/otaku. Se não entendeu, não ligue.)

7 comentários:

Ana P. disse...

No meu trabalho não é gente com inveja nem do profissionalismo, já que esse anda meio em falta por lá.

Lá, as pessoas têm inveja da felicidade alheia, cara. E esse já é motivo pro povo simplesmente fazer de TUDO para te deixar infeliz.

Ju ♥ disse...

Minha antiga chefe e grande amiga sempre disse pra nossa equipe: não precisamos nos gostar, somente nos respeitar.

e sempre achei q nesse discurso se incluia a tal da inveja, se eu respeito o trabalho do outro não tenho pq ser invejoso né? ou então me esforço pra ser melhor e a equipe toda ganha com isso.

pena q nem todo mundo pensava assim e durante 10 anos fui alvo de inveja de todos os lados.

bjs

Andarilho disse...

Eu sentiria pena se alguém sentisse inveja de mim.

Sério, alguém que me inveje deve ser MUITO miserável E infeliz.

Ju ♥ disse...

ah, num é assim vai, todo mundo tem alguma coisa q chama a atencão do outro... é assim q em muitos casos a inveja nasce.
bjs

Andarilho disse...

Não, eu falo sério. Porque se a pessoa tem inveja de mim, de duas uma:

Ou a pessoa tem realmente uma vida miserável.

Ou a pessoa não tem inveja de mim, mas de uma imagem que ela tem de mim, que provavelmente é falsa. Porque se não for, cai no primeiro caso.

Ju ♥ disse...

ai, confundiu minha cabeça... rs
então, de qualquer forma eu acho a inveja desprezível, tendo ou não o alvo motivo de ser 'merecedor'.

e tem mais, quem tem inveja é miserável de qualquer jeito, já q não é capaz de correr atrás do 'prejuízo' e ser bom tmb, então mesmo q o outro não seja bom.

bjs

Unknown disse...

eu tanbm sou alvo , muita inveja por ser o melhor ms os meus colegas pediram tranferencia por ignorar-lhes ..