2009-06-07

Na vida profissional, quem espera nunca alcança - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/06/2009, sobre como as inquietudes do empregado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Na vida profissional, quem espera nunca alcança

paciência
"Estou inquieto", diz um ouvinte. "No ano passado, a minha empresa fez uma reestruturação em meu setor. Como eu era o funcionário mais novo, com 21 anos de idade e 8 meses de casa, a carga maior acabou recaindo sobre mim, já que os veteranos se esquivaram de assumir novas responsabilidades. No fim das contas, tive que acumular a maior parte das funções de dois colegas que foram dispensados. Não reclamo do trabalho em si, mas já se passaram alguns meses e ninguém mencionou um reajuste salarial. Isso é justo?"

Não. Isso não é justo. O mercado de trabalho não é justo. O mundo não é justo. Mas aí vem a diferença entre o que é justo e o que é legal. Ou em outras palavras, a diferença entre o que é e o que deveria ser.

Não creio que qualquer pessoa neste país ache justo que um operário trabalhe oito horas por dia para receber um salário mínimo no fim do mês. Como também não é justo que um jovem faça um curso superior e só consiga depois de batalhar durante meses por uma vaga, um emprego de dois salários mínimos por mês.

Acontece que essas duas coisas estão dentro da legalidade e podem ser praticadas pelas empresas. Do ponto de vista legal, é justo. Do ponto de vista social, não é.

Os empresários brasileiros também reclamam, com razão, da alta carga de impostos que sufocam as empresas. Isso cria uma situação em que parte das empresas prefere correr o risco de operar na clandestinidade. E outra situação, pior ainda, em que quase a metade dos trabalhadores brasileiros, se sujeita a trabalhar sem registro na carteira profissional.

A favor do nosso ouvinte, eu poderia dizer que a inquietude dele é muito positiva. Porque os inquietos vão mais longe na carreira. O que mais atrapalha o desenvolvimento de um profissional é a passividade. É se sujeitar a uma situação por acreditar que a vida é assim mesmo, ou porque aqui não é bom mas lá fora será pior.

A melhor maneira de usar essa inquietude não é brigando com a empresa, a não ser o caso de quem deseja seguir uma carreira como sindicalista. É procurando outras opções, mais justas, ou menos injustas. Ao contrário do que diz o ditado, na vida profissional, quem espera nunca alcança.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha que quase sempre NEM na vida profissional, nem na pessoal.
Até acontece no 'susto', mas se a gente não dá uma 'forcinha' costuma ser difícil acontecer.

E no trabalho não dá mesmo pra se acomodar, como diz a música 'quem sabe faz a hora, não espera acontecer....'

bjo

Ju ♥ disse...

hum, essa foto me lembra suicídio de baiano. rs
bjs