2009-06-02

A troca de favores do networking - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/06/2009, sobre como funciona a troca de favores no networking.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

A troca de favores do networking

trocando presentes
"Através de meus pais", diz um jovem ouvinte, "tenho contatos com várias pessoas bem situadas em empresas. Pensando em minha carreira, eu gostaria de me aproximar dessas pessoas, mas sem dar a elas a impressão de que estou querendo me aproveitar da posição que elas ocupam."

Você acaba de definir com exatidão o que é uma rede profissional de relacionamentos, ou como se diz em português corporativo, um networking. É essa aproximação, início e manutenção de contatos, estritamente profissionais, com pessoas bem empregadas e que poderão ter uma influência positiva em sua carreira.

Por que outra razão você se aproximaria dessas pessoas? Pelo desejo sincero de estabelecer uma amizade desinteressada e duradoura? Pode até ser que isso ocorra em um par de casos, mas a quase totalidade dessa gente sabe perfeitamente que você está tentando o contato porque um dia vai pedir alguma coisa.

Sendo assim, por que tais pessoas não reagem com um "chega pra lá", quando são abordadas? Porque elas sabem como funciona o networking. Hoje você precisa de ajuda em sua carreira. Amanhã, uma dessas pessoas é que poderá precisar. E você, eventualmente, poderá ajudá-la. Logo, ao aceitar o contato, ela estaria investindo naquilo que você aparenta ser: um futuro profissional bem sucedido.

De certa forma, você poderia se sentir até meio ofendido. Quer dizer que aquela pessoa enxerga você não como um ser humano sincero e gentil, mas apenas como uma futura fonte de favores? Exatamente. Isso é networking. Quem faz uma caridade profissional espera uma retribuição a altura.

Como mais ou menos disse Dom Corleone, no início do Poderoso Chefão I, vou fazer o favor que você me pediu, mas um dia vou lhe pedir um favor. No caso de Dom Corleone, o acordo foi selado mafiosamente, com um beijo na mão. No caso do networking, será selado profissionalmente, quando a outra pessoa apertar a sua mão e lhe disser que fará o possível para ajudá-lo.

Você tem e terá muitos amigos na vida pessoal. E a diferença é que amigo a gente ajuda sem que ele precise pedir. E sem querer nada em troca. No caso do networking, quem pede fica devendo.

Embora muita gente imagine o contrário, construir um networking de 50 pessoas é bem mais fácil do que encontrar um único amigo de verdade.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Perdido disse...

Mais pura verdade, muito bem dita.

Unknown disse...

sempre... sempre vi e participei dessas trocas de "favores"... na minha área então... vixxx