2009-06-22

Vale a pena continuar com o curso de jornalismo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/06/2009, sobre a decisão do STF de não exigir mais diploma para a profissão de jornalista, e se vale a pena alguém continuar o curso de jornalismo. Em homenagem a nossa amiga Ana P., futura jornalista diplomada, que já disse que não vai largar o curso.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).

/**********************************************************************************

Vale a pena continuar com o curso de jornalismo

jornalista
"Sou professor de uma faculdade de jornalismo", escreve um ouvinte. "Você deve ter imaginado o pesadelo que foi para mim e para os outros professores, ter que encarar a primeira aula após a decisão do STF de que jornalista não precisa mais ser diplomado. Eu nem bem botei o pé na classe e meus alunos já me perguntaram se valia a pena continuar com o curso, uma vez que, de repente, passamos a ter 100 milhões de potenciais jornalistas no Brasil."

Sim, vale a pena continuar com o curso. E vou enumerar alguns motivos.

Primeiro, no Brasil existem 100 milhões de potenciais administradores de empresas. Não há nenhuma lei que obrigue uma empresa a contratar um profissional diplomado em administração para uma vaga administrativa. Mas as empresas, por decisão delas, exigem o diploma. A mesma coisa irá acontecer com os jornalistas. Conversei com algumas figuras do ramo e o diploma de jornalismo continuará a ser exigido nas contratações.

Outro ponto vital: jornalista precisa saber escrever. Não somente com estilo, mas principalmente com correção. Atualmente, raros são os cursos superiores que têm a preocupação de não permitir que seus formandos saiam pelo mercado de trabalho trucidando o português. E o jornalismo é o principal deles. Portanto, para quem quiser ser jornalista, o diploma continuará valendo o que sempre valeu.

Eu acredito que ainda haverá desdobramentos em relação à decisão do STF, com passeatas, pressões de entidades de classe e ações de congressistas. Mas eu gostaria de chamar a atenção para um detalhe: jornalismo é uma das profissões mais saturadas do mercado. As poucas vagas que aparecem são preenchidas por indicações de outros jornalistas.

Não é difícil prever que os jovens que se formarem em jornalismo a partir de agora, irão atribuir à decisão do STF, o fato de não conseguirem um emprego na área. Isso poderá ser até um auto-consolo, mas não será verdade. Ser formando em uma faculdade de jornalismo de renome, continuará pesando muito. E conhecer um jornalista que possa fazer uma indicação, mais ainda.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

sularien disse...

A utilidade do curso de jornalismo é que, durante os quatro anos, ele vai nos preparando para muito provavelmente não dar em nada. Com ou sem a decisão do STF, realmente o cenário não muda muito.
Há uma luz no fim do túnel?
Cuidado que é trem. Sai da frente! Hahaha.

Ju ♥ disse...

eu acho q vale a pena continuar no curso e se graduar e se especializar e seguir em frente e ser o melhor no que faz, essa decisão do Supremo, acertada ou não, serviu para 'regularizar' uma situação q já existia no Brasil e q muitos ignoravam, e não é o fato de 'qualquer' um poder escrever que vai fazer os jornalistas capacitados e gabaritados ficarem sem emprego.

escrever todo mundo pode, a exemplo dos milhões de blogs soltos pela net, sobre váááááários assuntos, uns até atacando de 'jornalistas', falando sobre temas polêmicos e emitindo opiniões distorcidas sobre determinadas coisas, mas com qualidade? são poucos.

bj

Sardinha Mestre disse...

A Ana te xingou?? hahaha

Normal.. apoio a decisão, pq o que faz o profissional é o conhecimento e não o curso. Mas se você não é um jornalista nato ou não sabe porra nenhuma.. O curso te ajuda a se preparar sem contar que o curso tem uma area bem ampla de abordagem o que faz com que um profissional "diplomado" realmente tenha mais conhecimento uma vez que ele estudou e se preparou para fazer aquilo e acredito que fara bem o serviço.