2009-07-28

A classificação dos chefes - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/07/2009, com um divertido vocabulário de insultos aplicáveis à chefia, que pode ser usado para classificar o seu chefe.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

A classificação dos chefes

xingamentos
"Não sei definir bem se meu chefe é um banana ou um beócio", escreve um ouvinte bastante irritado com certas atitudes do superior imediato dele.

Vou tentar ajudar através de um pequeno vocabulário de insultos, aplicáveis à chefia.

Se o chefe aparenta ter QI baixo e uma expressão meio debilóide, denotando que mesmo as situações mais simples requerem um enorme esforço para que ele possa entendê-las, ele é um cretino. A origem da palavra é o retardamento mental.

Se o chefe escuta, mas se mostra fraco e sem vontade de levar os problemas adiante, ou fica procrastinando indefinidamente uma decisão, ele é um imbecil. A origem da palavra é a fragilidade.

Se ele fica trancado na sala, não se envolve em nada e não quer nem escutar os problemas dos subordinados, ele é um idiota. A origem da palavra é a omissão.

Se ele está por fora das novidades, não sabe usar um computador, nem acessar mensagens no celular, ele é um beócio. A origem da palavra é o atraso, que os cidadãos da culta Atenas atribuiam ao povo rude da região da Beócia.

Um pouquinho pior que o beócio é o ignorante, aquele que até sabe que as novidades existem, mas fica repetindo que elas não fazem falta alguma para ele.

E se o chefe faz essa afirmação de modo grosseiro, desbocado e mal-educado, então ele pode ser classificado como estúpido, que é um ignorante ao quadrado.

Um insulto pouco utilizado, mas bastante sonoro, é pacóvio. Alguém que tem pavor de tomar uma decisão ou encarar um problema de frente. Pacóvio veio do termo tupi-guarani para banana, palavra que também tem o sentido figurado de pessoa acovardada ou sem iniciativa.

Espero que com essas explicações, o nosso irritado ouvinte tenha conseguido classificar adequadamente o chefe dele.

Só lembrando, para finalizar, que a palavra chefe veio de cabeça. Logo, caso decida verbalizar a sua irritação, o nosso ouvinte deverá levar em conta, antes de tudo, a sua própria importância orgânica. Se ele for um braço, talvez possa contestar; se for um dedo, poderá arguir; e se for uma unha, poderá no máximo, coçar a cabeça.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Perdido disse...

quando meu chefe for tudo isso junto ele é o que?

Andarilho disse...

aí ele é foda.

Ana P. disse...

Minha chefe é só fiadaputa.

NO péssimo sentido da palavra.