2009-07-09

Funcionários esquimós - ou Grandes transformações só acontecem por obra dos sonhadores - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/07/2009, com um questionamento filosófico em relação ao trabalho, e um paralelo com esquimós: seríamos todos funcionários esquimós?

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/**********************************************************************************

Grandes transformações só acontecem por obra dos sonhadores

esquimó
"Tenho 15 anos", escreve um jovem ouvinte, "e sonho com um mercado de trabalho mais justo e mais humano. Minha geração está errada em sonhar que isso será possível?"

Essa é uma questão filosófica. É como se a gente pusesse a se perguntar por que os esquimós não abandonam aquele frio danado do Pólo Norte. Eles não seriam mais felizes se migrassem para o Nordeste brasileiro, onde teriam dias e noites de igual duração, e poderiam curtir o calor e as praias?

Eu acredito que a resposta seja: eles não mudam porque estão acostumados. Aquele é o elemento natural deles, e por isso a percepção que os esquimós têm do frio e das noites de seis meses, é diferente da nossa.

Mas nossa ouvinte poderia esticar a sua dúvida e perguntar: qual é o nosso elemento natural?

Em termos de tempo despendido diariamente, não é a família e nem o lazar, é o trabalho. Nós passamos 70% do tempo que estamos acordados ligados diretamente ao trabalho. Além das horas de expediente, há também o tempo de deslocamento e o tempo da refeição, que é feita no próprio local do trabalho ou próximo dele. Portanto, sobram apenas 20% de um dia para fazermos coisas que nós mesmos podemos escolher, coisas que nos agradam, nos confortam ou nos dão prazer.

Não é preciso pensar muito para concluir que nos sentiríamos mais felizes se trabalhassemos 20% do tempo e pudéssemos escolher o que fazer nos outros 80%. Mas na prática, não temos essa escolha. E por isso, nos tormamos os esquimós do mercado de trabalho. Trabalhamos não porque essa foi a nossa opção pessoal, mas porque não vemos mais nada no horizonte a não ser trabalhar, para nós mesmos ou para alguém.

É claro que no mercado de trabalho existem funcionários esquimós que se adaptaram à situação, e funcionários esquimós que perceberam que a noite é longa e que o frio é insuportável. A geração de nosso jovem ouvinte sonha em mudar esse mundo. E nisso, ela não difere de tantas gerações que vieram antes dela.

Hoje, somos menos esquimós do que foram nossos antepassados. E ainda seremos esquimós durante um bom tempo. Mas o nosso jovem ouvinte tem razão em sonhar. Os acomodados e os acostumados nunca operam mudanças. As grandes transformações só acontecem por obra dos sonhadores.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Eu sou uma acomodada, pq o sistema me fez acomodar.

Massssssssssssss olha só, lá no meu local de trabalho eu ainda sou uma das poucas que pensa em mudar esse esquema burocrático do serviço público.

Mas né? Odeio trabalhar. Blé.