2009-08-15

Filme: Tinha Que Ser Você

Depois de ler tão bem sobre este filme, o Tinha Que Ser Você (no original, Last Chance Harvey, ou algo como Última chance, Harvey), fui semana passada assistir o filme no cinema.

tinha que ser você poster
Classificado simplesmente como "romance", eu diria que o filme é uma comédia romântica leve, com uma pitada de drama. Ah sim, e da terceira idade. (Pra mim, "melhor idade" é a idade que você tem, independente de qual seja.) Ok, talvez terceira idade seja exagero, mas são pessoas bem crescidinhas.

Geralmente em filmes de comédia romântica, vemos pessoas jovens, se não adolescentes, jovens adultos. É raro ver o drama de senhores e senhoras. Sim, porque os protagonistas, Dustin Hoffman é setentão, e Emma Thompson entrou neste ano no time das cinquentona (mas eu ainda considero uma MILF).

tinha que ser você dustin hoffman emma thompson bar
E essa diferença na idade dos personagens de Tinha Que Ser Você, poderia render uma trama um pouco mais elaborada, especialmente na parte da Emma Thompson. Mas o filme é mesmo do Dustin Hoffman, afinal, ele é o Harvey do título, e é sobre ele que os melhores desenvolvimentos acontecem.

Harvey Shine é um músico de comerciais. Isso significa que ele compõe jingles e músicas de fundo para comerciais de TV. Nada muito excitante, mas é a carreira dele. Separado, perdeu a ligação afetiva com a filha, apesar de ainda manter contato com ela. E ela está pra se casar em Londres, e Harvey vai para a Inglaterra para o casamento.

tinha que ser você emma thompson dustin hoffman
Por misteriosas confluências do destino, Harvey acaba conhecendo Kate Walker. Uma mulher solitária, mas que vai simplesmente levando a vida sem esperar nada dela. Mas é claro que esse é um filme romântico, e os dois se apaixonam e você sabe como termina.

Tirando o drama de Harvey com a sua filha, o seu inicial distanciamento e a tentativa de reaproximação, todos os outros subplots são pouco explorados, e meio que jogados na tela. Além de serem bem genéricos, não se atendo ao que torna os protagonistas diferentes da maioria das produções: a idade.

tinha que ser você dustin hoffman casamento
Talvez essa seja mesmo a intenção do filme. Um drama genérico, no qual pessoas de qualquer idade possam se identificar. E nisso ele cumpre seu papel: Tinha Que Ser Você é um filme leve, que pode tocar um pouco mais fundo algumas pessoas, dependendo do quão a vida delas tem a ver com os dramas dos personagens. Mas é um filme que provavelmente não vai deixar marcas duradouras em ninguém.

Não sei se foi apenas impressão minha, ou o filme acabou mesmo sendo identificado como um romance para mais velhos. Na sessão em que eu fui, por exemplo, o mais novo da sala provavelmente era eu (e eu já entrei nos trinta).

Enfim, Tinha Que Ser Você é uma comédia romântica que não foge muito do padrão. É leve e divertida, serve pros atores pagarem as suas contas, mas não vai entrar pra história. Mas eu gostei e recomendo pra uma tarde parada!

Trailer:



Para saber mais: crítica do Omelete.

2 comentários:

Ana P. disse...

Eu espero passar na sessão da tarde. Pq a última coisa que eu quero agora são filmes romanticuzinhos!

Contraditório, I know. Mas eu sou assim.

Ju ♥ disse...

ah, eu quero assistir esse filme, qndo li sobre ele achei bem interessante e eu adoro comédia romântica água com açúcar, daquelas bem previsíveis.
bjs