2009-08-12

Mais um capítulo do reality show 'No Limite da Vida Corporativa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/08/2009, sobre o a frustração em um novo emprego.

E se você quiser impressionar no novo emprego, não deixe de ler também o comentário anteriormente transcrito aqui, em 7 dicas para começar bem no novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Mais um capítulo do reality show 'No Limite da Vida Corporativa'

the office erin
"Comecei em um novo emprego e me deparei com uma situação bastante desagradável." Essa não é uma consulta de um único ouvinte. Ela é, com pequenas variações, a primeira frase de várias consultas que chegam diariamente. Por isso, hoje, vamos a mais um capítulo do reality show "No Limite da Vida Corporativa".

Qualquer pessoa normal consegue, em menos de 3 minutos, listar 5 coisas desagradáveis sobre o seu trabalho ou a sua empresa. E alguns ainda perguntariam: "só 5?" Mas, o contrário raramente ocorre. Listar 5 coisas prazerosas requer muito mais tempo. E isso é frustrante.

A palavra frustração, como todo mundo sabe, veio do latim. Ela significa "em vão". Mas também tinha o sentido de algo ilusório ou enganoso. Ou, numa expressão mais atual, "não era bem isso que eu esperava quando fui admitido".

Então vamos tentar entender. Quando um funcionário é contratado, ele fica sabendo de antemão, tudo o que a empresa oferece de bom. Esse é o marketing da contratação, utilizado para convencer um profissional de que ele estará fazendo o melhor negócio da vida dele, ao aceitar aquele emprego. Portanto, tudo o que a empresa prometeu passa a ser percebido como obrigação.

A frustração decorre do que não foi dito. Por exemplo, durante o processo de seleção, nenhuma empresa diria: "olha, só tem uma coisinha, você vai trabalhar ao lado de um sujeito que tem um cheiro insuportável". Ou então, "veja bem, antes de aceitar esse emprego, é bom que você saiba que vamos lhe dar tarefas burocráticas, que estarão abaixo de sua capacidade, do seu estudo, do seu talento e da sua ambição". Ou então, "seja bem-vindo, mas não vacile, porque algum colega irá fazer de tudo para infernizar a sua vida".

Essa lista de situações desagradáveis cria a impressão de que a pessoa está no emprego errado, ou na empresa errada, ou as duas coisas. E a primeira tentação é a de procurar outro emprego, imediatamente.

Minha sugestão: calma. Avalie os seus colegas. Todos eles têm as mesmas queixas que você tem, e com o mesmo grau de intensidade? Se a resposta for não, e normalmente ela é, tudo é uma questão de estender um pouco mais o limite de sua tolerância para com as imperfeições de um mundo que jamais será perfeito, nem nessa empresa, nem em qualquer outra.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Lara disse...

Meu pai me disse isso a minha vida inteira.
Nenhum emprego é perfeito e, não importa o quanto você procure, jamais vai ser completamente feliz dentro do seu trabalho.
Tenho certeza que esse pensamento foi influenciado pelos trinta anos trabalhando dentro da mesma multinacional.
Infelizmente - ou felizmente, vai saber - trabalhar é um mal necessário e todos nós um dia teremos que passar por isso.
Beijos.
;]

Ana P. disse...

Cara, tivesse eu lido isso há dois anos, não teria sofrido tanto. Mas aprendi isso tudo aí e ó, hoje em dia meu nível de tolerância, ao menos no trampo, é quase infinito.

Tem que ter, quando vc tem um chefe fiadaputa e trabalha com clientes estressados.