2009-08-07

Sobre meu aniversário

"Ah, my birthday. Normally I'd put on a festive hat and celebrate the fact that the Earth has circled the Sun one more time; I really didn't think it was going to make it this year, but darn it if it wasn't the little planet that could all over again." - House, primeira temporada.

house
Eu nem ia falar nada, mas postando a foto da tartaruga e seu aniversário, resolvi escrever. Como escrevi naquele post, eu não comemoro o meu aniversário. Já faz muitos anos, tantos, que eu nem lembro quando eu realmente comemorei pela última vez o fato de ficar um ano mais velho.

Mas não, não tem nada a ver com o fato de envelhecer. Tem a ver com o significado da comemoração. Eu comemoro algo quando ele é digno de celebração, eu comemoro quando consegui atingir um objetivo...

Mas que objetivo foi alcançado, no caso do aniversário? Ter conseguido sobreviver mais um ano? Se estivéssemos na Idade Média, quando a expectativa de vida era curtíssima e 30 anos era idade de ancião, eu até entenderia. Mas é um objetivo idiota, simplesmente "sobreviver".

O que se celebra é na verdade, a vida. Se celebra o fato que você está vivo e viveu mais um ano. Isso é digno de comemoração? Pra mim, não. Porque mais um ano vivido apenas significa mais um ano de dor, sofrimento e angústia. Você comemora algo que detesta ou odeia? Eu não. E eu odeio cada dia, mais do que o dia anterior.

vejita
Onde trabalho todo mês tem no mural, uma lista dos aniversariantes e os respectivos dias. E no dia, lá vai aquele bando dar os parabéns pro aniversariante, mesmo que no dia-a-dia, nem troque um "oi" com a pessoa. E é aquele festival de abraços, beijinhos e sorrisos, a maioria falsos. Faz parte das convenções sociais. Faz parte das regras de convivência.

Até ano passado, eu ainda suportava isso. Recebia os "parabéns" que me eram dados, mesmo nos casos extremos quando eu desprezava a pessoa, ou quando sabia que era hipocrisia.

Recentemente foi meu aniversário. Mas este ano, resolvi dar um basta. Danem-se as convenções sociais, essas regras idiotas. Regras idiotas por regras idiotas, eu sigo as minhas próprias.

No dia, nem fui trabalhar, pra não ouvir aquele monte de besteira. Deixei o contato no gmail invisível, não respondi emails, nem atendi o telefone.

Estou infeliz, me sentindo miserável, de mau-humor, não vou fingir que estou alegre só por causa de um "parabéns". No dia seguinte, fui trabalhar. Uns poucos ainda se lembravam, e vieram com os "parabéns". Recusei todos. Nenhum aperto de mão, abraço ou qualquer outro contato sequer.

hajime saitou
Até mesmo ela veio até a minha mesa me cumprimentar. Quando a vi, estava do meu lado, mão esticada pra cumprimentar. Recusei, tanto os parabéns quanto o aperto de mão. Não sei por que raios, mas ainda tentou conversar. Fui seco. E a curta conversa terminou assim:

- Eu não comemoro aniversário.
- Por quê?
- Você comemora algo que detesta?
- Aniversários?
- Não. Eu detesto a minha vida.

Ah, e se alguém for comentar um "parabéns" neste post, nem se dê ao trabalho. Será sumariamente ignorado.

9 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Quero nem saber, vou comentar, tudo bem se vc ignorar.

Eu tb não ligo para as convenções, não faço festa e tento tirar folga no meu niver. Não gosto de oba-oba, mas aproveito a data para fazer um balanço do meu último ano e para pensar nos próximos. Costuma ser bom.

Sem parabéns, digo apenas que te acho um doce de leitor e um ótimo observador das coisas. Muito amor, saúde, sorte e sucesso procê.

Beijos e bom final de semana,

Bela - A Divorciada

Ju ♥ disse...

ah, tá bom então.

Ana P. disse...

Ah, vá. Aniversário pra mim é só mais uma desculpa para beber. Só isso. Toda e qualquer comemoração social só serve pra isso: beber.

E posso te dizer a ironia da vida? É que quanto mais miserável e infeliz... mais longa ela será.

Therefore, vida longa, Andarilho. Cheia de sofrimento, dor, angústia e solidão. Nós merecemos.

Andarilho disse...

Mais longa nada. A gente sempre tem a opção de encurtar ela, lembra?

Ana P. disse...

Sempre tem essa opção. Mas eu particularmente acho que esse é um escape mto fácil.

Muito mesmo.

E eu gosto de sofrer, deve ser uma veia masoquista no meu ser...

jujudeblu disse...

Eu sou contra falsidades e essas coisas de gente que te odeia mas no teu aniversário aparece pra desejar "felicidades".
Mas eu acho que, praqueles que DE FATO gostam de ti, pra estes, o teu aniversário é mais um dia para que eles expressem aquilo que sentem por ti, independente da qualidade de vida que tu tenhas ou do quanto tu ames a tua vida. E são essas pessoas, que eu acredito que Deus coloca no nosso caminho, que nos fazem acreditar que viver vale a pena.

O fato é que não estamos vivos por acaso. Pelo menos, a vida precisa ter um sentido...

Abraços de quem não te conhece mas gosta de ti mesmo assim. Sei lá, entendes?

Andarilho disse...

Eu discordo de dois pontos:

1. Estamos vivos por acaso.
2. A vida não precisa ter um sentido. Na verdade, ela não tem.

jujudeblu disse...

Podes discordar, é um direito teu.

Mas o bom é que vc aceitou o 'resto" do comment, ufa! ^^

Sardinha Mestre disse...

eeeeeee Parabens... a ta.. eskeçi. Saco.

É foda meu irmão.. tambem odeio essa coisa de aniversário, comemorar por ficar mais velho... comemorar o que?? Porra.. odeio isso.

Mas tudo bem velho, tamo ai.. sobrevivendo, faz três anos que não tenho aniversário.. tirando o bolo que minha mãe insiste em comprar.. meus amigos me cobram.. mas não tenho mais animo.. até ganhei um almoço de alguem que era muito especial, mas pro ano q vem estou preparando algo desse tipo... SUMIR.