2009-09-08

Avaliação baixa no Enade prejudica profissionalmente? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/09/2009, sobre como uma nota baixa no Enade pode influenciar a vida profissional do estudante.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Avaliação baixa no Enade prejudica profissionalmente?

enade
"Minha faculdade conseguiu uma avaliação muito baixa no Enade", escreve uma preocupada ouvinte. "Gostaria de saber se isso pode me prejudicar profissionalmente."

Bom, creio que todo mundo sabe, mas Enade é a sigla para um teste feito anualmente, chamado Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Em 2008, foram avaliados quase 5 mil cursos superiores, e 1 em cada 3 foi reprovado.

A resposta para a nossa ouvinte é uma palavrinha que eu procuro evitar quando posso: depende. Se a sua faculdade for a única da cidade em que você mora, ela continuará sendo referência de curso superior, pela ausência de concorrentes. Já se você reside numa cidade com muitas faculdades, certamente uma nota baixa no Enade não irá deixar o seu currículo atrativo.

E o segundo depende tem a ver com o nome que a faculdade já possui, ou não. Para as empresas, principalmente aquelas de grande porte, uma faculdade que seja renomada há várias décadas, ainda terá preferência na contratação de estagiários, mesmo que a nota da faculdade famosa no Enade deste ano, tenha sido mais baixa do que a nota de uma faculdade que apareceu na lista do Enade pela primeira ou pela segunda vez.

Vale lembrar também que a nota do Enade faz parte de um conceito mais abrangente, chamado CPC, Conceito Preliminar de Curso. A prova do Enade avalia o quanto o aluno aprendeu. Já o CPC avalia o que o curso oferece para que o aluno possa aprender, e isso engloba a formação acadêmica dos professores, o projeto pedagógico do curso e as instalações da escola.

Para os jovens que ainda estão pensando no curso que irão fazer, ou na escola em que irão estudar, é mais que recomendável consultar as avaliações do CPC e do Enade. No mínimo, para saber antecipadamente, o que esperar do curso e da instituição de ensino.

Voltando à nossa ouvinte, eu recomendaria que ela não abandonasse o curso que está fazendo, se a alternativa for parar de estudar. Mas sem dúvida, ela e os colegas devem botar pressão na diretoria da escola, uma vez que a nota do Enade mostrou que a qualidade do ensino oferecido está abaixo do que a escola teria condições de oferecer.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

disse...

É bom procurar saber onde se vai estudar, porque depois que já tá lá só resta correr atrás do prejuizo.