2009-09-18

Para ganhar muito, é preciso arriscar bastante - by Mauro Halfeld

Transcrição dos comentários do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 16/09/2009, sobre como investimentos são: para ganhar mais, deve-se arriscar mais.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==================================================================================

Para ganhar muito, é preciso arriscar bastante

dinheiro investimento risco
Olá. Se você é como a grande maioria das pessoas, gostaria de investir o seu dinheiro, conseguir os maiores rendimentos e ver o bolo crescer sempre. Só que isso não existe. Pra ganhar muito, é preciso arriscar. E quem arrisca muito, perde. Quem busca segurança, ganha menos.

Os investimentos mais seguros rendem menos, por exemplo, a caderneta de poupança. Os mais arriscados, rendem mais, como é o caso das ações. Na poupança, você não perde dinheiro, mas pode deixar de ganhar mais. Investindo em ações, você pode ganhar muito mais, mas também pode perder quase tudo, e rápido.

É, não existe almoço de graça. A escolha de onde investir depende principalmente da tolerância de cada pessoa, ao risco. E tem mais. Quanto mais cedo se começa a investir, mais se pode arriscar. O tempo funciona como um aliado. Se perder tudo, ainda é possível recuperar-se das perdas.

Determinar então a tolerância ao risco, ou quanto você pode arriscar, é um dos primeiros passos pra quem pensa em investir. Se você está próximo de se aposentar e quer contar com uma renda extra, fique longe das apostas arriscadas. Mas se você é jovem, deve ser mais ousado.

De qualquer maneira, mantenha sempre uma boa porção do seu dinheiro numa aplicação conservadora, segura. Se alguma coisa der errado, você não vai ficar de mãos vazias.

Mauro Halfeld, para CBN.

Nenhum comentário: