2009-09-02

Soluções mais eficientes começam quando mudamos nossa maneira de agir - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/09/2009, com uma reflexão sobre quem deve resolver certos problemas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Soluções mais eficientes começam quando mudamos nossa maneira de agir

arrancando cabelo
"Trabalho em um departamento cujo chefe está no cargo há 18 anos", escreve um ouvinte. "O nosso chefe é cordial e atencioso, jamais levanta a voz e nunca se envolveu em polêmicas. Essas características têm garantido o emprego dele, mas não o respeito dos outros chefes e dos diretores da empresa.

Nós não somos surdos e sabemos que o nosso chefe é motivo de piadas constantes. E essa situação se reflete diretamente em nossa equipe: somos mal pagos e mal reconhecidos. E acreditamos que as coisas poderiam melhorar muito, se o nosso chefe brigasse mais por seus subordinados. Como podemos convencer nosso chefe a mudar de atitude?"


Eu entendo a preocupação, mas por que o seu chefe mudaria de atitude? Sendo como é, ele certamente não ambiciona ser gerente ou diretor. O grande objetivo dele é continuar onde está. E portanto, a omissão dele na defesa dos subordinados, não é apenas um traço de personalidade, é também uma estratégia de sobrevivência. Se ele está no cargo há 18 anos, as chances de ele continuar no cargo até se aposentar, são enormes.

Eu já convivi com vários profissionais assim. E não conheço um só, que de repente, tenha decidido bater no peito e sair atirando, ou que tenha saído nos corredores apregoando que daqui pra frente tudo vai ser diferente.

Eu até diria que o chefe de vocês, ao contrário do que vocês supõem, é uma pessoa bem resolvida. Fora da empresa, ele deve ter uma rotina pessoal bem tranquila, levando a vida que sempre quis levar.

Como vocês é que estão incomodados com esta situação, eu sugiro que vocês considerem mudar. Ou para outro departamento, ou para outra empresa. Porque nenhum argumento será forte o suficiente para o chefe arriscar o cargo e o emprego.

Cabe a cada um de vocês, tomar a decisão que julgar a mais apropriada para a carreira, porque o chefe já tomou a dele faz tempo e está satisfeito com ela.

A verdade é que todos nós gostaríamos de solucionar os nossos problemas profissionais, mudando o modo como os outros agem. Mas, via de regra, as soluções mais eficientes começam quando mudamos a nossa maneira de agir.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

disse...

Concordo plenamente, quando a gente quer alguma coisa, é a gente mesmo que tem que mudar e ir atrás.

Bjo