2009-10-28

Chefe crítico é mais importante na carreira do que o chefe omisso - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/10/2009, sobre dois tipos de chefes: aquele crítico e o calado, e qual dos dois é melhor para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Chefe crítico é mais importante na carreira do que o chefe omisso

chefe nervoso
"Tenho um chefe que me critica muito", escreve uma ouvinte. "Parece que tudo o que eu faço está errado. E tudo o que eu não faço, também. Estou trabalhando com ele faz dois anos e não recebi um só elogio até hoje. Será que eu sou mesmo tão incompetente?"

Claro que não. Se você fosse, seu chefe já teria dispensado você há tempos.

Lá no comecinho da minha carreira, eu tive um chefe exatamente assim. Ele tinha uma enorme facilidade para encontrar erros nos trabalhos que eu executava. Eram erros pequeninos, insignificantes, e que não tinham qualquer influência no resultado final.

A cada crítica dele, eu ficava mais exasperado, para usar uma palavra bonita que eu nem conhecia na época.

Quando esse chefe foi substituído por outro, eu soltei rojões de tanta alegria. Eu acreditava que qualquer chefe seria melhor e fiquei ainda mais feliz ao perceber que o novo chefe era o oposto do chefe boquirroto: ele era calado. Tudo o que eu queria na vida. Ou pelo menos, tudo o que eu pensava que queria na vida.

Levei um mês para entender que havia uma coisa pior do que a crítica sem fundamento: o silêncio sem sentido.

Como meu chefe nunca dizia nada, eu não sabia o que ele pensava de mim. Se eu caprichasse ou não, a reação dele era a mesma. Cheguei a perguntar se ele estava satisfeito com meu trabalho, e ele me disse que não respondia a esse tipo de pergunta.

Menos de seis meses depois, o meu chefe anterior, o crítico paranóico, me convidou para voltar a trabalhar com ele. Fui correndo e nunca me arrependi. Não é que eu apreciasse críticas, muito pelo contrário. É que eu preferia ouvir alguém me dizer que eu estava pisando errado do que ficar sem saber onde eu estava pisando.

É claro que o chefe ideal não é nenhum dos dois. É aquele que dá orientações, estimula o subordinado e mais todas aquelas coisas que compõem o manual do bom chefe. Só que nem sempre, ou quase nunca, o subordinado tem o arbítrio da escolha do chefe. E quando não dá para ter aquilo que queremos, a solução é extrair o melhor daquilo que temos.

O chefe crítico de nossa ouvinte será mais importante para a carreira dela, do que seria um chefe distante e omisso. Não é fácil aturar o chefe crítico todos os dias. Mas isso passa. Por trás do falatório dele há lições, certas ou erradas, que serão úteis para toda a carreira.

Já o chefe omisso é como um livro com uma capa atraente. E com todas as páginas em branco.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Lomyne disse...

Eu nem posso reclamar dos meus chefes atuais (tenho dois), porque me cobram, me estressam, me irritam; mas são sensacionais em me dar orientações para ser uma profissional melhor, muitas vezes em tom de cobrança rígida.

Veca disse...

Definitivamente prefiro o chefe omisso...odeio ser criticada princpalmente se eu tiver certa...aew o bicho pega mesmo..então já viu neh? Acho que o meio termo seria ideal, pois mesmo não gostando, precisamos ser criticados de vez em quando. Agora quanto a você autor do post, se acostumou com o chefe critico, porque é muito gostoso trabalhar quando isso é bem dosado com elogios de vez em quando, não pode ser muito senão a gente relaxa..hehe.