2009-10-26

O que há de errado comigo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/10/2009, com um ouvinte muito confuso.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que há de errado comigo?

psicologo psiquiatra divã
Uma consulta de quem realmente está em dúvida. Eu deduzi isso porque o ouvinte encerrou todas as fases inquisitivas não com um ponto de interrogação, mas com fileiras deles. Ele escreve: qual é o meu problema????? 5 interrogações. O que estou fazendo de errado??????? Sete interrogações.

Mas o resumo é o seguinte: o nosso ouvinte tem 32 anos, começou a trabalhar aos 19, e nesses 13 anos de vida profissional, já teve 12 empregos. Oito exclamações por minha conta!!

Ele não consegue se manter nos empregos porque perde rapidamente a motivação. Com um mês, já está cansado. Com três meses, desesperançado. Com 8 meses, amargurado. Aí ou ele pede a conta, o que já fez 8 vezes, ou é dispensado, o que ocorreu 4 vezes. E ele pergunta qual é o problema e qual seria a solução.

Vamos começar com as boas notícias. Tecnicamente, o nosso ouvinte deve ser muito bom no que faz. Se não fosse, depois do sétimo emprego em sete anos, ele não teria conseguido mais nenhum.

Além disso, ele deve ser uma fera em entrevistas, porque ele continua conseguindo convencer os entrevistadores de que é um profissional estável, que não conseguiu ainda, se estabilizar.

Agora vamos ao problema, que é um só: adaptação.

Se o nosso ouvinte não se adaptou a 12 empresas diferentes, isso significa que ele está procurando alguma coisa que nenhuma empresa vai oferecer: um cantinho no qual o nosso ouvinte possa se sentir confortável e fazer o seu trabalho em paz, sem ser incomodado por ninguém. E quando eu digo ninguém, eu me refiro a todos os organismos vivos que vagueiam pelas empresas, incluindo as moscas.

Rapidamente, o nosso ouvinte descobre que não é ali que ele gostaria de estar. Por isso ele dorme mal e acorda cansado. Ao ver que não conseguirá mudar a situação, ele perde a esperança. E entra numa espiral de amargura, que leva à depressão e à demissão.

Nosso ouvinte precisa urgentemente de ajuda especializada. Ele não tem um problema real e palpável. Milhares de pessoas já trabalharam com ele em 12 empresas e não sentiram o que ele sentiu.

A psicologia e a psiquiatria poderão ajudá-lo, com terapia e medicamentos, a entender e a superar o problema que está dentro da cabeça dele e não fora dela.

Se o nosso ouvinte continuar nessa ciranda, sem buscar ajuda, ele brevemente não conseguirá mais empregos. Se ele quer se curar, e a cura não irá custar nenhum exagero, ainda há tempo. Mas não muito. Três enfáticas exclamações!!!

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Nossa, fiquei passada com esse relato!!!!! Doze empregos diferentes aos 32 é demais mesmo!!!!

Gostei da dica do filme. Não estava botando fé nenhuma, mas agora fiquei com vontade de ver. Em São Paulo está rolando Mostra Internacional de Cinema. Vi três filmes ontem!!!!! O melhor? "Nova Iorque, te amo", que nem "Paris, te amo", não sei se vc viu. Muito bonitos os dois.

Beijos,

Bela - La Divorciada