2009-11-27

Quando optar por um curso de ensino à distância? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/11/2009, sobre quando a opção por um curso de ensino à distância é recomendado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Quando optar por um curso de ensino à distância?

ensino a distância
"Em quais situações é recomendável optar por um curso de ensino à distância?", pergunta um ouvinte.

Antes de responder, vai aqui um elogio ao modo como a pergunta foi formulada. Já tivemos algumas consultas sobre essa moderna modalidade de ensino, mas em todas elas os ouvintes queriam saber se para o mercado de trabalho, o ensino à distância teria o mesmo valor de um curso superior presencial. Para essa questão, a resposta é não, não tem.

Nem tanto pelo conteúdo do curso em si, mas em função da opinião dos recrutadores de empresas. Praticamente todos eles fizeram cursos superiores presenciais. E como o ensino à distância ainda não está sedimentado no Brasil, os recrutadores têm dado preferência a quem tenha feito, assim como eles, cursos presenciais. Um dia, quando profissionais diplomados em curso de ensino à distância, estiverem ocupando posições-chave nas áreas de recrutamento, é provável que essa visão mude. Mas esse dia ainda vai demorar um pouco para chegar.

Agora, em relação à pergunta do ouvinte, há duas situações em que um curso de ensino à distância despertará simpatias nos entrevistadores. O primeiro é o caso de quem já concluiu um curso superior presencial. E decide fazer um curso à distância para se atualizar ou para adquirir conhecimentos em outra área. Nesse caso, o curso funcionaria como uma especialização, ou mesmo como uma pós-graduação, mesmo que o curso não tenha esse título.

A segunda situação é a dos profissionais que não têm condições de fazer um curso presencial. Por exemplo, aqueles que precisam viajar constantemente no exercício de sua função. Num curso presencial, eles perderiam o ano por excesso de faltas. Num curso à distância, acessariam a aula onde estivessem. Quando eu digo condições, eu me refiro apenas às condições de tempo, e não econômicas ou de outra ordem.

Há ainda uma terceira situação. A de quem tem como meta, um emprego no setor público. Aí, caso o edital do concurso permita a inscrição com o diploma do ensino à distância, o temido entrevistador seria eliminado do processo.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

minha amiga faz facul a distancia, eu acho estranho... acho que nao motiva muito.. bom, dependendo da área tb, mas a minha não rolaria, eu acho

Anônimo disse...

Não sei quando você escreveu esse texto pois não achei a data,porém hoje o diploma de curso presencial é o mesmo que a distancia,por lei. Acho injustiça com quem faz o presencial,pois tem que ir todo dia,e não pode faltar quando quiser senão reprova. Mas aí depende do tipo de personalidade,eu gosto de estudar no conforto da minha casa sem ter que lidar com gente todo dia,mas eu não faria um curso a distancia,por um "preconceito" que ainda infelizmente tenho,já no mercado de trabalho,os dois sao iguais e podem muito bem mentir que fizeram presencial sem problemas.

Andarilho disse...

A data está na primeira linha do post.