2009-11-02

'Recebi ordens para demitir meus funcionários para reduzir custos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/11/2009, com uma cruel, mas não rara, situação no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Recebi ordens para demitir meus funcionários para reduzir custos'

você está demitido biscotio da sorte
"Estou vivendo um pesadelo profissional", escreve um ouvinte. "Sou gerente de um setor que tem oito funcionários. O serviço que eles executam não requer grande conhecimento técnico, e por isso, qualquer um dos oito poderia ser substituído rapidamente. Eu nunca tive motivos para demitir nenhum deles, mas recebi uma inesperada determinação de minha diretoria, para demitir todos eles. Todos os oito, de uma só vez.

O motivo é redução de custos. Como meus subordinados têm vários anos de casa, eles foram acumulando aumentos anuais de baixo percentual, mas após alguns anos, eles atingiram um nível salarial que ficou acima da média do mercado de trabalho. Já que é possível contratar pessoas novas para essas funções, a salários 25% mais baixos, a decisão da diretoria foi de contratar oito novas pessoas, treiná-las fora da empresa, e depois de três semanas, eu comunicaria a meu pessoal que todos perderam o emprego.

Meu diretor me disse que eu não posso avisar previamente meus subordinados sobre esse plano maquiavélico, porque isso teria consequências imprevisíveis. Três dias se passaram desde que recebi essa ordem, e não estou conseguindo dormir. Estou espremido entre a minha consciência e a minha obrigação profissional."


A situação de nosso ouvinte não é uma raridade. Várias empresas já fizeram essa troca cruel. E outras terceirizaram funções para reduzir custos. Em ambos os casos, bons funcionários perderam o emprego. E ficaram espantados, decepcionados, revoltados, ou tudo isso junto.

Na quase totalidade desses casos, os gerentes responsáveis pelas demissões sofreram muito, como nosso ouvinte está sofrendo. Mas finalmente, cumpriram o que foi determinado. Ou por obrigação, ou pelo medo de também perder o emprego, caso eles desobedecessem a uma ordem superior.

Mas nada disso esconde a realidade: o nosso ouvinte gerente recebeu uma ordem para ser frio, insensível e desumano. A solução seria pedir a conta e sair junto com os subordinados. Mas até hoje, não conheci um só gerente que tomasse essa louvável decisão. Se nosso ouvinte for o primeiro, eu o parabenizo.

Se não for, ele deve batalhar para conseguir uma indenização extra para os demitidos, e uma extensão do plano de assistência médica. Seria uma maneira da empresa demonstrar a todos os empregados, que decisões doloridas serão tomadas, mas que podem ser tomadas com um mínimo de dignidade.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

duvido que o cara vai pedir pra sair tb... XD