2009-12-02

Os sinais de uma demissão iminente - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/12/2009, com os sinais que uma pessoa desconfiada que vai ser demitida, deve prestar atenção.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Os sinais de uma demissão iminente

despedido pé na bunda
Um preocupado ouvinte diz estar desconfiado de que vai ser dispensado. E pergunta se existem sinais que podem prenunciar uma demissão iminente.

Bom, há duas situações possíveis. Uma é quando a empresa decide dispensar um funcionário, mas antes precisa contratar outro, para evitar que o trabalho sofra descontinuidade. Quanto mais tempo a empresa levar para fazer isso, maior será a possibilidade do futuro degolado ficar sabendo. Embora o assunto seja tratado confidencialmente, gente é gente, e são raras as pessoas capazes de guardar um segredo desses, por muito tempo.

Uma demissão nessas circunstâncias vai envolver no mínimo, cinco pessoas. E uma delas acabará assoprando o que sabe. Ou para o próprio demitido ou para alguém que contará para ele. Portanto, se nosso ouvinte só desconfia, mas não ouviu qualquer rumor, a possibilidade dele vir a ser dispensado não é grande.

Mas há uma segunda situação. A do chefe direto, e apenas ele, que está pensando em dispensar o subordinado. Nesse caso, o que nosso ouvinte tem a fazer é prestar bastante atenção às atitudes do chefe dele. O comportamento do chefe mudou nas últimas semanas, ele parou de conversar com nosso ovuinte, o chefe se mostra arredio ou desinteressado, quando nosso ouvinte vai conversar com ele? Caso se mostre, isso só está acontecendo com nosso ouvinte, ou o chefe mudou o comportamento em relação a todos os subordinados?

Se ninguém cochichou nada no ouvido do nosso ouvinte e se o chefe dele não o está tratando de modo anormal, eu diria que nosso ouvinte tem outro problema: uma leve paranoia, que está fazendo nosso ouvinte enxergar o que não existe.

Eu já vi casos de funcionários que se convenceram que seriam despedidos, porque interpretaram incorretamente os mesmos sinais que o nosso ouvinte imagina estar vendo. Algumas dessas pessoas perderam a concentração no trabalho, tornaram-se irritadiças, e por fim, acabaram mesmo sendo despedidas. Não porque isso estava previsto, mas porque a baixa produtividade e o mal-relacionamento acabaram levando a empresa a tomar essa decisão.

Em todo o caso, eu sugiro que nosso ouvinte bote o networking em dia e atualize o currículo, só por precaução. De cada dez pessoas que são dispensadas sem uma causa clara e convincente, pelo menos seis não estavam esperando. O nosso ouvinte, pelo menos, está tendo tempo para se preparar, caso eu esteja errado e o pior aconteça.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: