2009-12-09

Quando o salário não corresponde ao título - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/12/2009, ainda sobre salários, mas agora sob o ponto de vista de títulos de cargos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Quando o salário não corresponde ao título

organograma
"Tenho tentado encontrar pesquisas salariais para comparar o que eu ganho com o que o mercado está pagando pela minha função", escreve um ouvinte. "O problema, eu acredito, está no tamanho de minha empresa. Temos doze níveis hierárquicos entre o presidente e um trabalhador não qualificado. Meu cargo é o de subdiretor adjunto, e eu não sei com o que devo me comparar quando analiso as pesquisas salariais, se com o diretor ou se com o gerente."

Essa é uma pergunta que me permite lembrar um pouco da história do mundo. No início do século 20, o Império Austro-húngaro andava mal das pernas, em termos de finanças. Aí o imperador teve uma idéia: como ele não podia comprar a lealdade de seus súditos com moedas, decidiu comprá-la com títulos de nobreza. O Chico da Batata se tornava o Visconde dos Batatais. E continuava leal à nobreza, porque afinal, ele passara a fazer parte dela.

A estratégia austro-húngara deu certo, mas não durou muito. O império se esfacelou logo depois, ao final da Primeira Guerra Mundial. A prática, porém, foi bem assimilada pelas empresas, que concedem títulos hierárquicos a seus funcionários. E alguns desses títulos, vamos convir, realmente impressionam.

Porém, respondendo ao nosso ouvinte, as pesquisas salariais publicadas em jornais e revistas levam em consideração, cinco níveis de executivos: presidente, diretor, gerente, encarregado e supervisor. Sendo que os dois últimos podem variar de nomenclatura ou de posição no organograma, de uma empresa para outra.

Cada um desses cinco níveis tem uma faixa salarial. A diferença entre o topo e o piso de cada faixa é de mais ou menos 40%, para empresas do mesmo porte. Além disso, as categorias quase se tocam, isto é, o topo da faixa de um gerente está bem próximo do piso da categoria de um diretor.

Para quem trabalha numa empresa com quatorze níveis hierárquicos, como é o caso do nosso ouvinte, basta descobrir em que ponto da escadinha o cargo dele está. Nosso ouvinte, sendo subdiretor adjunto, provavelmente está cinco níveis abaixo do presidente e sete níveis acima do trabalhador não qualificado, ou seja, ele está no meio do organograma.

Numa pesquisa regular, ele seria classificado como gerente. Mas com um título de dar água na boca, digno do Império Austro-húngaro.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: