2010-03-16

Cinco regras simples para fazer valer o orçamento programado para o mês - by Mauro Halfeld

Transcrição dos comentários do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, do dia 16/03/2010, com cinco dicas para fazer o funcionar o orçamento programado num mês.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==================================================================================

Cinco regras simples para fazer valer o orçamento programado para o mês

orçamento
Olá. Ouça hoje cinco regras simples, pra fazer o seu orçamento ser cumprido à risca, e começar a trabalhar a seu favor e a favor da sua família.

Primeiro: o orçamento é um trabalho em equipe. Todos os envolvidos na sua vida familiar precisam participar. Cada pessoa precisa se comprometer a se manter dentro de um limite estabelecido, sabendo que isso vai trazer grandes benefícios para sua família.

Segundo: um grande problema que normalmente acontece com orçamentos é que a atenção acaba sendo voltada, concentrada para as contas mensais e também para o pagamento das dívidas. E aqueles itens menores, como por exemplo, diversão ou vestuário, acabam ficando de fora. É importante que você reserve uma quantia para esses programas de família e para essas válvulas de escape. Assim, seguir o plano não vai parecer tão difícil e você não vai correr o risco de abandoná-lo antes que os objetivos sejam cumpridos.

Mais uma: seja detalhista. Você deve controlar o orçamento nos mínimos aspectos, até as despesas que costumamos esquecer de contabilizar. Exemplo: aluguéis de DVDs, jornais, lanches rápidos feitos fora de casa, ou mesmo aquela ida ao cinema.

Outra: mantenha o seu planejamento visível. Aquela tentativa de seguir um orçamento, muitas vezes não dá certo se as anotações ficarem eternamente dentro de uma gaveta, ou então num arquivo de computador que a gente acaba esquecendo de atualizar. Ao contrário, faça com que cada morador da sua casa tenha uma cópia do orçamento daquele mês e da previsão para os próximos meses.

Corrija frequentemente o seu orçamento. Fique atento àqueles períodos em que a receita cai, ou às eventuais sobras de dinheiro que podem sim, ir para a poupança ou então servem para pagar as dívidas.

Não vai ser difícil seguir essas dicas. Vale a pena levar a sério seu planejamento financeiro.

Mauro Halfeld, para CBN.

Nenhum comentário: