2010-03-19

Sessentões devem se concentrar nas oportunidades possíveis - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/03/2010, com uma pequena análise do mercado de trabalho para os mais velhos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Sessentões devem se concentrar nas oportunidades possíveis

aposentado
"Quero saber", escreve um ouvinte, "por que uma pessoa com 60 anos, ativa e producente, não consegue emprego no Brasil."

A resposta mais dolorosa é a mais simples: porque ela tem 60 anos. Há muitas pessoas nessa faixa de idade que estão bem empregadas, e que continuarão bem empregadas por mais alguns anos. Mas essas pessoas não enviaram currículos para empresas. Ou elas estão no mesmo emprego há muito tempo, ou possuem habilidades especialíssimas que fazem com que elas sejam procuradas pelas empresas, e não o contrário.

Dito isso, o nosso ouvinte tem toda a razão ao perguntar por que profissionais são excluídos em razão da idade. As estatísticas do aumento da expectativa de vida no Brasil vêm sendo divulgadas nos últimos anos como uma grande conquista. Quanto mais um povo vive em média, mais primeiro mundo ele é. Quanto maior a mortalidade infantil, mais terceiro mundo. Estamos caminhando para o primeiro mundo, o que é ótimo. Mas estatística não enche barriga de ninguém.

No Brasil, ainda não se pensou com carinho, no que se fazer com grande contingente de brasileiros, que terão entre 50 e 80 anos, nas próximas décadas. Continua prevalecendo a mentalidade de mil novecentos e Getúlio Vargas, quando um profissional se aposentava aos 48 anos e considerava que a sua missão na Terra já estava cumprida.

Existem leis que proíbem a discriminação por idade, num processo de seleção. Mas nenhuma empresa irá afirmar claramente, que o candidato foi rejeitado pelo fato de ter 60 anos. Há dezenas de outros motivos que podem ser alegados, sem ferir a legislação, alguns até válidos, e outros nem tanto.

Mas, certamente, há muitas funções que podem ser preenchidas por sexagenários com experiência e saúde, suficientes para dar conta do recado com competência. E felizmente, existem empresas de primeiro mundo no Brasil.

Minha sugestão é que os sexagenários não fiquem atirando em todas as direções. E se concentrem nas oportunidades possíveis. Uma busca na Internet, com a palavra emprego e a expressão terceira idade, revelará quais são as empresas que têm programas de contratação para essa faixa de idade. Ainda não são muitas, mas elas existem. E são grandes exemplos para todas as demais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: