2010-04-12

'Anúncio de emprego em site oferece exatamente o mesmo perfil que o meu' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/04/2010, sobre o que fazer se você desconfiar que a sua empresa já está um substituto para o seu cargo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Anúncio de emprego em site oferece exatamente o mesmo perfil que o meu'

espelho executivo
Uma consulta que seria cômica, se não fosse muito séria. Escreve um ouvinte: "Pesquisando em sites de empregos, descobri um anúncio que me interessou. Nele, não consta o nome da empresa, mas o cargo é o mesmo que eu tenho e as tarefas são exatamente as que eu executo. Tão exatamente que fiquei com a pulga atrás da orelha. Aí, fui ler a minha própria descrição de função e quase cai das pernas. O anúncio no site repete quase literalmente o que está escrito em meu documento. Ou seja, o cargo oferecido no site é o meu. Ou então alguma empresa copiou o manual de descrição de funções da minha empresa. Isso é possível? Agora não sei se falo com meu chefe, ou se fico na moita ou se saio procurando outro emprego."

Bom, primeiro sim, é possível que duas ou mais empresas tenham descrições de funções muito semelhantes. Se a sua empresa contratou uma consultoria para implantar um programa de cargos e salários, essa mesma consultoria pode ter prestado o mesmo serviço a outras empresas, e implantado o mesmo manual.

Mas vamos dizer que o anúncio que você leu se refere, de fato, à sua função. Isso quer dizer que: ou você terá um novo colega para compartilhar o trabalho, ou será substituído. De novo, vamos pela pior hipótese. Digamos que sua empresa está pensando em substituí-lo.

Se você for falar com seu chefe, ele poderá reagir de duas maneiras: enrolar ou confirmar. Se ele enrolar, suas dúvidas só aumentarão, e aí, você ficará agoniado e perderá a concentração. Se o chefe confirmar, qual seria a sua atitude? Se o anúncio já está no site, isso quer dizer que a decisão já foi tomada. Você apenas teria a confirmação de sua suspeita, mas não teria nada para barganhar com seu chefe.

O mais indicado é que você comece rapidamente a se virar. Ligue para os amigos bem empregados, envie currículos e comece a fazer entrevistas. Num caso como o seu, a prevenção é a melhor solução.

Se nada acontecer, ótimo. Se acontecer alguma coisa, você estará preparado.

E agora sendo otimista, talvez você acabe encontrando um emprego melhor do que o atual. E finalmente, não caia na tentação de responder ao anúncio do site. Se ele foi mesmo postado pela sua empresa, isso só iria complicar a sua situação, seja ela boa ou ruim.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

CintiaYamane disse...

hahahhahaa.. ia ser mais engraçado ainda se ele se candidatasse a vaga dele mesmo no site.. ahhahaha

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Chocada!
Lendo fiquei imaginando o quanto precisamos ter cautela nessas horas para não jogar tudo prá o ar, ou no mínimo arranjar uma confusão sem tamanho kkkk

bjs