2010-04-04

Filme: Como Treinar o Seu Dragão

Ir ao cinema no meio da semana sempre é legal, e quando o filme é bom, tudo fica melhor ainda. E, no caso, o filme foi a animação em 3D Como Treinar o Seu Dragão (ou no original, How to Train Your Dragon), que se eu fosse resumir em uma palavra, seria: excelente!

filme como treinar o seu dragão poster cartaz
Não vou nem comentar da parte técnica, que vem sendo aperfeiçoada a cada dia nas animações da Dreamworks (que teve a "logo" do menino pescando na lua, remodelada e muito legal em 3D). O problema das animações anteriores da Dreamworks sempre foram a história/roteiro dos filmes, que apesar de terem rendido alguns filmes divertidos, sempre foram meio fracos. Entretanto, Como Treinar o Seu Dragão veio para quebrar essa estigma.

filme como treinar o seu dragão soluço e banguela voando
O filme, baseado em um livro, conta a história do jovem viking Soluço, filho do corajoso, bravo e forte chefe da aldeia em que vive. Entretanto, ao contrário do pai, Soluço é fraco e desengonçado (e meio nerd, até), usando mais o seu cérebro do que seus músculos. A aldeia em que eles vivem é atormentada por uma praga bem peculiar: dragões, muitos dragões, de várias espécies diferentes. E lá, ser viking é ser um matador de dragões.

filme como treinar o seu dragão vs viking
Só que Soluço não consegue matar dragões. E não apenas pelo seu físico, como fica comprovado quando usando uma invenção sua, ele consegue capturar um Fúria da Noite, um tipo raro e temido de dragão, mas o acaba soltando. Entretanto, o Fúria da Noite, por estar machucado, não consegue voar direito, ficando preso em um vale. E, a partir daí, o jovem Soluço acaba desenvolvendo uma amizade com o dragão, nomeado por ele como Banguela. E, durante essa amizade, Soluço descobre que tudo o que os vikins sabiam sobre dragões pode estar (muito) errado.

filme como treinar o seu dragão soluço e banguela
Algo interessante de Como Treinar o Seu Dragão são as suas tramas, todas muito bem amarradas. Além de ser uma história de amizade de um menino com o seu dragão, o filme tem o drama da relação entre Soluço e seu pai, com Soluço tentando sempre corresponder às expectativas paternas, mas não conseguindo, por não ser o viking truculento padrão. Há também o contexto da descoberta do conhecimento, quando vemos que às vezes, o que sabemos e o que nos é passado, pode não estar correto. E não podia faltar um relacionamento amoroso para Soluço. E, no final, o surgimento de um (literalmente) grande vilão.

filme como treinar o seu dragão criançada viking
Como Treinar o Seu Dragão é um filme direcionado para toda a família, que vai agradar a toda a família. É divertidíssimo, tem humor, ação e drama na medida certa, com uma excelente animação para "dar liga". Ah, e a dublagem está excelente também (e olha que eu não gosto muito de filmes dublados).

filme como treinar o seu dragão bonzinho
Concluindo, o filme é, na minha opinião, a melhor animação da Dreamworks até agora. Tanto pelos seus aspectos técnicos, mas principalmente pela sua história, que pode ser vista por diferentes ângulos e diversas camadas, Como Treinar o Seu Dragão merece nota 10. Não chega a ter o lirismo de Up ou Wall-E (esses dois são os que eu considero o top, o alvo a ser batido), mas com certeza, em matéria de diversão, não fica atrás. Afinal, dragões voam alto, mas nem tanto quanto velhinhos em bexigas ou pra outros planetas.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete e site oficial em português.

Nenhum comentário: