2010-04-16

'Moro no Nordeste e quero procurar emprego melhor em São Paulo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/04/2010, sobre o mercado de trabalho de São Paulo, para quem vem de fora da cidade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Moro no Nordeste e quero procurar emprego melhor em São Paulo'

centro de são paulo
Consulta de um ouvinte de uma capital do Nordeste, que ele não especifica qual é. Diz ele: "As oportunidades de construir uma boa carreira são bem poucas por aqui. A maioria das empresas da região é familiar, e as raras vagas que surgem em empresas de maior porte são disputadas por centenas de candidatos.

Eu tenho uma boa formação, numa universidade federal, e fiz vários cursos de aperfeiçoamento. Mas estou trabalhando numa empresa pequena, numa área que não é a minha e numa função sem importância. Penso em mudar para São Paulo com a cara e a coragem, mas alguns amigos me disseram que o mercado de trabalho paulista é discriminatório, e que eu só conseguiria empregos piores do que esse que eu tenho aqui. Isso é verdade?"


Se em São Paulo houvesse discriminação por origem geográfica, a cidade ainda teria 100 mil habitantes, e não quase 20 milhões. São Paulo foi construída por pessoas que vieram de outros estados e outros países.

Dito isso, os seus amigos têm um pouquinho de razão na parte em que eles mencionam empregos piores, que eu entendi como sendo empregos abaixo da qualificação acadêmica que você possui. Isso provavelmente irá acontecer, não por discriminação, mas porque acontece também com jovens de São Paulo que procuram empregos em São Paulo.

A briga por uma vaga é feroz, provavelmente tão feroz quanto é em seu estado natal. Mas, o que alguns desses jovens paulistas têm, e você não terá, são os contatos. A maioria das boas vagas é preenchida através de uma forcinha de alguém que já trabalha na empresa.

Isso não invalida o seu desejo de migrar, nem impedirá que você construa uma carreira em médio e longo prazo.

Mas, no curto prazo, eu sugiro que você não procure apenas vagas compatíveis com a sua formação. Procure uma empresa que tenha vagas como aquelas que você deseja. E não se avexe por começar numa posição mais baixa. Estando dentro da empresa, será mais fácil você se mover para outras funções melhores.

Portanto, entenda o que seus amigos disseram sobre empregos piores como um passo inicial, e não como um castigo eterno por você ter mudado. Construir uma boa carreira em São Paulo não é uma certeza para quem vem de fora. Mas as probabilidades para quem tem talento e não desiste fácil, certamente são maiores do que em qualquer outra cidade do país.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Não moro na minha cidade natal, mas, moro no mesmo Estado. Saí da minha cidade em busca de emprego e qualidade de vida melhor (em termos profissionais). Realmente a realidade é essa, você chega num local sem contato nenhum, sem ninguém que te oriente, daí você está só para recomeçar. Neste lugar você tem que conquistar, tem que convencer e lutar muito prá conseguir espaço. Saí do "interior prá cidade grande", e tenho que admitir: não é fácil, porém, não é impossível!

Eu moro em outra cidade a 10 anos, estou hoje no caminho que procurava.

bjs e ótimo texto!

CintiaYamane disse...

por favor, que fiquem onde estáo... cada um no seu quadrado, nem vem invadindo aki pra baixo nao u_u

Felippe disse...

No site Empregos SP(www.empregosemsp.com.br) da pra ter uma noção das vagas de emprego em São Paulo.