2010-04-29

'Não consigo ser pontual' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/04/2010, sobre pontualidade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo ser pontual'

coelho alice relógio
Uma bela consulta de um ouvinte que vai direto à raiz do problema. "Não consigo ser pontual", ele diz. "Já passei por muitos vexames e perdi várias oportunidades porque sou incapaz de chegar a compromissos nas horas marcadas. Tenho perfeita noção de que isso me prejudica profissionalmente e quero corrigir esse defeito. Mas, imagino que existam vários caminhos, e não sei bem por qual deles começar."

Você está certo. Existem vários caminhos, porque os motivos da falta de pontualidade variam. Vou tentar resumi-los rapidamente.

O primeiro é biológico. Há pessoas que são noturnas e não conseguem cumprir compromissos antes do meio-dia. Ou se conseguem, parecem que estão em outra faixa de sintonia. Essas pessoas precisam conseguir empregos com horários mais flexíveis.

O segundo motivo é o otimismo. Existem pessoas que não contam com fatores adversos. Marcam um horário imaginando que nada sairá errado, incluindo o trânsito. As pessoas otimistas também não se preocupam em procurar um endereço no mapa, elas acreditam que irão encontrá-lo logo na primeira tentativa.

O terceiro motivo é cultural. É a pura e simples convicção de que os outros não se preocuparão com o atraso. A pessoa chega numa boa e nem pede desculpas. Afinal, na cabeça dela, todo mundo no Brasil se atrasa, e chegar na hora marcada significa ter que ficar esperando pelos outros. Esse não é o caso do nosso ouvinte.

E o quarto motivo, o mais normal de todos, é a administração do tempo. A pessoa não consegue decidir entre dois ou três compromissos ou tarefas, qual é mais importante, e qual pode ser postergado ou cancelado. Em empresas, isso ocorre bastante, e é por isso que tantos trabalhos saem atrasados.

Mas há remédio para isso. Existem livros e cursos que ensinam a administrar melhor o tempo, através de providências que são até óbvias para quem não tem problemas de pontualidade: estabelecer uma agenda, contar com fatores adversos, não emendar compromissos, deixar um pulmão entre duas atividades e assim por diante. Na internet, é possível encontrar livros e seminários sobre administração de tempo. Existem muitos, porque o mercado é grande. No Brasil, como bem sabemos, há bem mais gente que se atrasa meia hora, do que gente que chega cinco minutos antes da hora marcada.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

sularien disse...

Meu problema é o contrário. Sempre chego muito antes. Daí tenho que ficar fazendo hora na porta do lugar...

Morte, qd vc vem para Curitiba de novo? tomei uma decisão, nós temos que nos encontrar e virarmos amigos. ponto.

Andarilho disse...

Não sei qdo vou pra Ctba novamente. Acho que deve demorar...