2010-04-06

Perco o amigo ou fico sem o emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/04/2010, com a história de um amigo que pediu a outro que se demita, em solidariedade à sua demissão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Perco o amigo ou fico sem o emprego?

executivos brigando escritório
Um ouvinte escreve para relatar uma dúvida que ele tem, e que muita gente já teve ou terá algum dia. Diz o nosso ouvinte, que conseguiu o seu emprego atual por indicação de um amigo de longa data. Isso foi há mais de um ano. Só que esse amigo foi dispensado há poucos dias, num daqueles processos em que a empresa pisou na bola e não explicou claramente as razões da demissão.

Conclusão: o amigo ficou possesso com a desconsideração, e saiu atirando para todos os lados. Um desses tiros veio na direção do nosso ouvinte. O demitido disse que, em nome da amizade, ele espera que nosso ouvinte peça demissão para demonstrar solidariedade. "Só que eu gosto muito deste emprego, não tenho queixas e não tenho problemas de relacionamento com ninguém", explica o nosso ouvinte. E ele pergunta: "E agora, o que eu faço? Perco o amigo ou fico sem o emprego?"

A resposta é seca: fique no emprego. Seu amigo está errado em lhe pedir que você se demita. Você, e qualquer ouvinte, devem pedir demissão quando tem alguma coisa grave contra a empresa. Se você está satisfeito, não faz sentido pedir demissão porque alguém não está.

É claro que seu amigo não irá reagir bem quando souber de sua decisão. Mas será uma reação de momento, motivada mais pela raiva que a situação gerou. Mesmo que seu amigo decida cortar relações com você, o que é bem possível que ele faça de imediato, em pouco tempo ele voltará ao normal. E aí verá que não faz sentido algum, um amigo pedir ao outro que cometa um harakiri profissional.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Unknown disse...

ouvi essa na noite passada na CBN e lembrei de vc rs... e respondi com um "quem é o idiota que pede pro amigo deixar o emprego por solidariedade?"