2010-04-05

Profissionais precisam tomar cuidado com blogs e sites de relacionamento - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/04/2010, sobre os cuidados que devemos ter ao escrever em blogs, twitters e afins, em relação à carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Profissionais precisam tomar cuidado com blogs e sites de relacionamento

twitter torcedor futebol
Um ouvinte me pede para comentar o caso daquele executivo de uma empresa que patrocina o futebol do São Paulo, e que postou uma mensagem no Twitter, esculachando o mesmo São Paulo após a derrota para o Corinthians. O executivo foi demitido e a nossa ouvinte pergunta como fica o direito de livre expressão individual, já que futebol e carreira profissional são duas coisas que nada têm a ver uma com a outra.

Muito bem. Primeiro, se bem me lembro, o executivo mencionou no Twitter, e com grande destaque, o nome da empresa em que ele trabalhava. Esse foi o motivo que gerou a grande repercussão que o comentário teve, já que milhares de pessoas devem ter escrito coisas semelhantes e nenhuma delas apareceu na mídia.

Segundo, vamos dizer que o nome da empresa não tivesse sido mencionado, mas que o comentário tivesse chegado ao conhecimento da direção da empresa. Aí, eu acredito que a demissão não ocorreria, mas o executivo receberia uma reprimenda, por ter se manifestado publicamente, de uma maneira que poderia vir a prejudicar a imagem da empresa.

Eu já comentei anteriormente que qualquer profissional deve tomar cuidado com o que escreve em blogs, em sites de relacionamento ou no Twitter. Porque o que está escrito é uma prova incontestável.

Também alertei para o fato de que já existem empresas que procuram na Internet, informações sobre candidatos a emprego. Se alguém escreve algo como "Em empresas, somente os lacaios são promovidos", o autor da frase pode ser confrontado numa entrevista. "Explique o que você quis dizer com isso", o entrevistador perguntaria.

Bom, na verdade o entrevistador nem perguntaria, porque o escrevente em questão, sequer seria chamado para uma entrevista. Porque nenhuma empresa vai contratar alguém, que por princípio, acredita que seus superiores serão todos lacaios.

Há muitos assuntos interessantes que podem ser tratados publicamente. Eu mesmo leio uma série de blogs todos os dias, porque acho que eles são muito bem escritos e oferecem visões bastante criativas, sobre assuntos corriqueiros. Um mínimo de bom senso ajudaria a traçar o limite entre a opinião pessoal e o que pode ser prejudicial profissionalmente.

Mas eu entendo que quando se trata de um torcedor fanático, o bom senso às vezes costuma ficar em segundo plano. São coisas assim que fazem o futebol ser apaixonante. E eventualmente, desempregante.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: