2010-04-15

'Tenho 43 anos e estou há 21 na mesma empresa, mas não vejo razão para mudar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/04/2010, sobre as diferenças entre estar encalhado e estar ancorado na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 43 anos e estou há 21 na mesma empresa, mas não vejo razão para mudar'

barco encalhado
"Por favor, me tire uma dúvida que está me atormentando", solicita um ouvinte. Ele relata o seguinte: "Tenho 43 anos de idade e estou há 21 anos na mesma empresa em que comecei a carreira. Cada vez mais, pessoas em cujas opiniões eu confio, vêm me sugerindo que eu procure outro emprego enquanto ainda é tempo. Elas vivem me dizendo que já passou o tempo de alguém ter só uma empresa na carteira. Acontece que eu não vejo motivos para sair. Não tenho um grande salário, nem um cargo vistoso, mas me sinto bem, aqui onde estou. Será que estou encalhado e não percebo isso?"

Muito bem. Há uma diferença entre estar encalhado e estar ancorado. Minha impressão é a de que nosso ouvinte está ancorado. Ele se sente seguramente atado a uma empresa, e continua tendo suficiente confiança nela, para não se aventurar a amarrar o barco da carreira em outros portos.

Evidentemente, não existem garantias de que essa calmaria durará para sempre. Nosso ouvinte deve estudar para se atualizar e não pode deixar de manter contatos com pessoas que possam ajudá-lo num caso de acidente de percurso. Mas eu não vejo motivos para ele mudar de emprego só porque muita gente está mudando.

estar encalhado é outra coisa bem diferente. É quando um profissional não está satisfeito com a sua situação e começa a ver defeitos e mais defeitos na empresa em que trabalha. O encalhado tem aquela contínua sensação de que foi passado para trás nas promoções, que não tem seus méritos reconhecidos por seus superiores, e que nunca terá oportunidades para mostrar do que é capaz.

Mesmo assim, o encalhado não pede a conta, ou por receio de arriscar, ou porque já se acomodou à situação.

A diferença é que o encalhado precisa de estímulo para se mexer e sair, enquanto o ancorado precisa de estímulo para ficar. É o que nosso ouvinte está pedindo e tem todo o meu apoio.

Os ancorados são uma espécie de maioria silenciosa no mercado de trabalho. Eles não aparecem, mas são muitos mais do que parecem.

Se uma empresa fosse um prédio, os ancorados seriam os alicerces. É por causa da firmeza deles, que uma parcela de profissionais pode ficar mudando constantemente de emprego, sem que a empresa desabe.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Essa situação do encalhado é muito cômoda!

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Pois é, já passou esse tempo. O mundo do trabalho mudou!!!! Agora, valem as experiências variadas.

Beijos,

Bela - A Divorciada