2010-05-27

'Estamos em conflito com a diretoria da empresa sobre horário de trabalho na Copa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/05/2010, sobre o horário de trabalho durante a Copa do Mundo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estamos em conflito com a diretoria da empresa sobre horário de trabalho na Copa'

copa do mundo áfrica do sul 2010
"Estamos num conflito com a diretoria da nossa empresa", relata um ouvinte torcedor, sobre o horário de trabalho durante a Copa do Mundo. "A empresa alega que dia útil é dia útil, e portanto o expediente será normal. Mas se dispõe a instalar uma TV no refeitório, para que todos os funcionários assistam aos jogos.

Só que nós os funcionários, consideramos que Copa do Mundo não é capítulo de novela, que se assiste e pronto. Tem os comentários, de antes e depois. E além disso, gostaríamos de escolher na companhia de quem vamos assistir os jogos. Todos nós temos nossos amigos do peito, que são os companheiros ideais para aquelas duas horas de alegria e aflição.

O que nós queremos é ter meio dia livre, para ser compensado em outra ocasião, mas a empresa está irredutível. Você considera que essa postura é correta?"


A bem da verdade, em pelo menos um caso, será um dia inteiro. O Brasil joga com Portugal às onze horas da manhã, e vai ser complicado definir o que é meio expediente nesse dia.

Mas tirando esse pormenor, eu já passei por meia dúzia de Copas em empresas, e em todas elas, a discussão sempre foi a mesma. Em muitas empresas, e talvez na maioria delas, há setores que não podem parar. É o caso de vendedores externos e do pessoal da fabricação. Portanto, os beneficiados por uma eventual liberação seriam os funcionários do escritório. E aí haveria a tradicional reclamação de que o pessoal administrativo sempre recebe tratamento diferenciado. E a direção da empresa acaba preferindo ser antipática com a minoria, para não desagradar a maioria.

Vale também lembrar que não são todos os empregados que fazem questão de assistir a Copa. Tem quem não está nem aí, e não são poucos.

Uma solução seria a empresa colocar várias opções para votação geral: dia inteiro, meio dia, TV no trabalho, ou expediente integral sem Copa. E então seria escolhida a opção mais votada, com a compreensão democrática dos que votaram contra.

Eu acredito que muitas empresas vão se surpreender se promoverem uma votação dessas. Eu promovi uma, na Copa de 90. E os empregados escolheram, por larga maioria, e desespero do nosso ouvinte, a TV no refeitório. A opção pela liberação e posterior compensação das horas, ficou num distante último lugar.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Bem, acredito que a idéia da votação é a mais justa!
bjs

CintiaYamane disse...

eu sou da turma que não está nem ai

Ana P. disse...

Lá eu vou fazer assim: uma hora antes do jogo, fecha tudo e vamos embora, OU EU TEREI UMA DIARREIA REPENTINA, hhihihihihihihihi!

Dá não, manolo. PRa mim é mto importante acompanhar a Copa, e já que todos os jogos será impossível, ao menos Brasil sil sil, né?