2010-05-17

A hierarquia nas empresas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/05/2010, sobre a hierarquia nas empresas e os nomes das funções.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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A hierarquia nas empresas

hierarquia corporativa
"Tenho dúvidas sobre a hierarquia das funções nas empresas", escreve um ouvinte. "O que tem mais peso: coordenador ou supervisor? E qual é a diferença entre assistente e auxiliar?"

Essa é uma dúvida pertinente. Pode acontecer de dois profissionais ocuparem funções com nomes iguais em duas empresas diferentes. Na conversa, os dois descobrem que um deles ganha o dobro do que o outro está ganhando. E aí, o que ganha menos pode achar que está sendo explorado.

Isso acontece porque no Brasil não existem leis que regulem a ordem hierárquica das funções. Cada empresa decide e adota a própria nomenclatura, mesmo nas funções mais altas. Na maioria dos casos, o cargo de diretor tem mais peso que o cargo de gerente. Mas há empresas em que o principal executivo tem o título de gerente geral, e os diretores se subordinam a ele.

No caso de coordenador e supervisor, o primeiro pode ser chefe do segundo, ou vice-versa. O que importa é o organograma de cada empresa. Nele está definida a ordem da escada hierárquica. Há empresas em que auxiliar e assistente ganham o mesmo salário. E há empresas em que assistente é uma função privilegiada.

A mesma coisa acontece com os nomes das diversas áreas das empresas. Em uma, setor pode ser mais que departamento, e em outra pode ser o contrário.

Essa salada de nomes raramente cria confusão dentro da própria empresa. Mas pode ser um pequeno problema na hora de preparar um currículo. Como é que um profissional que tem um cargo de encarregado, sabe que em outra empresa para a qual ele pretende mandar o seu currículo, a função de encarregado é equivalente à sua? Isso se resolve com uma frase. Após escrever, por exemplo, encarregado de relações com os clientes, basta colocar no currículo: subordinado ao gerente de vendas. Se nem isso aclarar a situação, é só ser mais específico. Por exemplo: encarregado subordinado ao gerente que é subordinado ao diretor.

Esse cuidado é importante porque algumas empresas passaram a adotar nomes difíceis de enquadrar à primeira vista, como gestor ou especialista. Um gestor pode equivaler a um auxiliar em uma empresa, e a um gerente em outra empresa.

Mas no fim, o que importa não é como uma função chama, mas o quanto ela vale em cada empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

É, pelo que tô vendo, a gente tem que está mais que atendo com esse lance e hierarquia nas empresas, se não, estamos fritos kkk, bjs