2010-05-05

'Meu chefe é despreparado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2010, sobre como lidar com um chefe despreparado

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe é despreparado'

michael scott the office
"Estou passando por uma situação complicada", escreve um ouvinte. "Faz dois meses fui contratado para um cargo gerencial numa empresa familiar de grande porte. Meu chefe imediato é parente de um dos donos, e essa é a única razão para ele ocupar a posição que ocupa. Em termos de conhecimento, escolaridade e experiência, ele é um zero a esquerda.

Imaginei que diante dessa situação, eu teria liberdade para trabalhar, e que meu chefe ficaria na dele. Isso não só não aconteceu, como ainda aconteceu o contrário. Tudo o que eu faço, tenho que explicar. Além disso, meu chefe me dá instruções que nada têm a ver com a realidade. Eu até poderia fazer de conta que acho meu chefe um gênio, mas não sou, e nunca fui, aquele tipo de profissional político.

Provavelmente você iria me sugerir procurar outro emprego. Mas aí vem o meu dilema: eu ganho muito bem. Em termos salariais, dificilmente vou conseguir algo parecido. Existe uma maneira de eu me adaptar a essa situação, sem me transformar num lacaio?"


Claro que existe. A vida está cheia de situações que requerem um pequeno sacrifício para que a convivência melhore. O seu chefe, muito provavelmente, começou a pegar no seu pé quando ele percebeu, já na primeira semana, que você pretendia tocar seu trabalho sem a interferência dele. E o que é pior, sem dar satisfações a ele.

Foi por isso que seu chefe começou a lhe pedir explicações e a lhe dar ordens. Não foi por falta de confiança na sua capacidade, foi apenas para mostrar quem é o chefe.

Você teria evitado tudo isso se, desde o primeiro dia, fosse a sala do chefe para explicar o que pretendia fazer e pedir a opinião dele. Isso não é ser lacaio, é entender o princípio da hierarquia. E agora, a boa notícia. Nada impede que você comece a fazer isso amanhã cedo. Você não precisa perguntar tudo, para seu chefe. Apenas leve a ele um par de casos por dia, aqueles cujas decisões são simples, para que ele possa opinar e sentir chefe.

Em pouco tempo, ele lhe dará a liberdade que você deseja. E se você estiver disposto a fazer um segundo pequeno sacrifício, não deixe de elogiar o seu chefe, quando ele merecer um elogio. Por mais zero a esquerda que seu chefe seja, ele certamente tem uma ou outra coisinha positiva.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Chefe é chefe, tem que aprender a conviver senão fica pior ainda, tentando fazer seu trabalho da melhor forma possível!