2010-05-06

Trainee: vale a pena? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/05/2010, sobre se vale a pena ser trainee de uma grande empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Trainee: vale a pena?

trainee
"Estou em busca do meu primeiro emprego", escreve um jovem ouvinte, "e tenho ouvido elogios aos cargos de trainee. Gostaria de saber a sua opinião a respeito dessa posição, em comparação com um trabalho convencional. Vale a pena passar por longos e concorridos processos de seleção para ter essa experiência diferenciada?"

A posição de trainee não deixa de ser um trabalho convencional. O trainee é um empregado de uma empresa, como qualquer outro, e tem os mesmos direitos trabalhistas. Comparativamente, o estagiário não é um empregado. O estágio é um contrato por tempo determinado, celebrado entre um estudante e uma empresa, sendo que o estudante não tem os direitos que um empregado normal teria.

A palavra trainee significa "que está em treinamento". Empresas contratam esses profissionais, normalmente jovens recém-formados, e permitem que eles passem por diversas funções em uma determinada área da empresa, antes de decidir em qual função o profissional será efetivado. Há casos em que parte do treinamento é feito no exterior, na matriz da empresa ou em uma de suas filiais.

Portanto, ser trainee é realmente uma experiência diferenciada, já que a quase totalidade dos empregados é efetivada em uma função pré-determinada no momento da contratação.

O motivo dos longos e concorridos processos mencionados por nosso ouvinte, é que somente empresas de grande porte contratam trainees. Quando surge um anúncio de que uma dessas empresas está abrindo um processo para recrutar trainees, o número de inscritos pode chegar a 200 candidatos por vaga oferecida. Boa parte já é eliminada na primeira avaliação dos currículos, por não preencher os pré-requisitos solicitados. Em seguida, cerca de dez candidatos a cada vaga passarão por entrevistas, avaliações e dinâmicas de grupo.

Resumindo, sim. Essa é uma experiência excelente, tanto para a carreira, quanto para o currículo. Mas a peneira é muito fina. É mais difícil passar num processo de trainee numa grande organização, do que ser aprovado nos vestibulares mais concorridos das universidades públicas. Mas, alguns conseguem, e quem sabe, o nosso jovem ouvinte não será um deles?

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: