2010-07-28

A dificuldade de aprovação em concursos públicos e o 'buraco' no currículo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/07/2010, sobre a dificuldade de se passar num concurso público.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

A dificuldade de aprovação em concursos públicos e o 'buraco' no currículo

estudando para concurso
Eu venho recebendo uma quantidade cada vez maior de mensagens de ouvintes sobre concursos públicos. Resumindo as várias mensagens em uma só, a pessoa percebe que o serviço público tem mais vantagens do que desvantagens quando comparado a um emprego na iniciativa privada.

Então parece lógico que muita gente resolva arriscar. Isso tem levado profissionais insatisfeitos com os rumos de suas carreiras a pedir a conta, e a se dedicar exclusivamente à preparação para prestar concursos.

No começo não parece muito difícil. Afinal, é apenas um teste de conhecimentos sobre uma matéria específica. Basta mergulhar com afinco nas apostilas e pronto! Passa quem acerta mais. Não há entrevistas, nem avaliações pessoais, e nem necessidade de referências e indicações.

Mas aos poucos, a realidade demonstra que a coisa é bem mais difícil do que parece. Como existem muitas vagas sendo abertas, mas também existem cada vez mais candidatos por vaga, passar num bom concurso público se tornou mais difícil do que passar nos vestibulares das universidades mais concorridas do Brasil.

Os ouvintes que me escrevem já entraram nesse processo de revisão do próprio otimismo. Após um ano inteiro estudando e mais um ano prestando concursos, eles ainda não obtiveram sucesso. E o entusiasmo vai diminuindo a cada nova tentativa frustrada.

E aí vem o segundo problema: o buraco que ficou no currículo. Ao tentar retornar ao mercado de trabalho, a maioria dos ouvintes encontra dificuldades para explicar porque quer voltar a uma empresa privada após ter decidido que a sua meta era o serviço público. E por não achar uma explicação satisfatória, esses ouvintes acabam sendo eliminados nos processos de seleção das empresas.

Eu não tenho uma resposta infalível para oferecer aos ouvintes que me escreveram. Sugiro que eles digam a verdade: que se enganaram com relação à facilidade que esperavam encontrar. Mas acredito que a situação possa servir de alerta a quem está empregado e pensa em largar um emprego para se tornar um concursando. São poucos, bem poucos, os que no fim, conseguem atingir o seu objetivo. E esses poucos têm uma formação sólida, uma enorme capacidade de concentração e uma memória muito privilegiada.

Eu não pretendo desencorajar ninguém, mas apenas esclarecer que a volta dos que não foram é, e será, bastante complicada.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Muita gente quer ser funcionário público e se arrisca nisso, porém, concordo com o Max com relação aos poucos que entram. É muito difícil e concorrido.
Eu quero me preparar para o concurso, mas, farei da mesma forma que me preparei para o vestibular, vou estudar aos poucos, me concentrando nas horas que puder, só não dá prá largar tudo e sair correndo atrás de algo sem nenhuma expectativa.