2010-07-23

'Fiquei grávida e acho que serei dispensada assim que a lei permitir' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/07/2010, sobre a gravidez e a carreira das mulheres.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiquei grávida e acho que serei dispensada assim que a lei permitir'

executiva grávida
"Eu tenho um bom salário e estou nesta empresa há três anos", escreve uma ouvinte. "Tudo ia bem até o dia em que eu comuniquei a meu gerente que estava grávida. Imediatamente ele me colocou de lado. Não me passou mais trabalho, deixou de conversar comigo e eu acabei ficando com um tempo ocioso que não consigo preencher. Imagino que vou ser dispensada no momento em que a legislação permitir que meu gerente tome essa decisão.

Tentei conversar com meu gerente e explicar a ele que a gravidez e a maternidade não vão influir em nada. E que eu tenho intenção de dar continuidade à minha carreira. Mas ele não quis me ouvir. Não foi mal educado, me tratou respeitosamente, mas não me deu nenhuma perspectiva de futuro. Sei que se eu sair procurando outro emprego agora, não vou conseguir. Acho quase impossível uma empresa contratar uma mulher grávida de quatro meses. O que você sugere que eu faça?"


Eu sugiro que você se concentre em sua gravidez. Ela é muito mais importante do que o seu emprego. Dito isso, você pode, com a autorização do seu gerente, colocar-se a disposição da área de recursos humanos de sua empresa, para ser aproveitada em outro setor.

Ou pode chegar a um acordo com o seu gerente para permanecer em casa, já que ele parece ter deixado claro que a sua presença no escritório é dispensável. Pela descrição que você fez da situação, é bem provável que ele concorde, já que a sua presença terá um custo maior para a empresa, do que a sua ausência.

Pelo lado bom, eu conheço muitas empresas que tratam a mulher grávida com o respeito e a dignidade que ela merece. O que está acontecendo com você é algo que acontecia com certa frequência, mas décadas atrás. Naquela época, não era incomum que chefes se julgassem donos de suas subordinadas, a ponto de elas terem que pedir a eles, permissão para engravidar.

Hoje o mercado de trabalho mudou, mas alguns chefes ainda não mudaram. Só não permita que esse tipo retrógrado de atitude, possa lhe causar um mal muito maior do que desacelerar a sua carreria. Seu filho é a sua prioridade. Prepare-se para ele. Todo o resto, você irá resolver no devido tempo.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Concordo com Max no sentido de cuidar do filho, mas, friso que chefes e problemas assim são constantes, podem até ser mascarados, mas, existem e como existem.