2010-07-12

'Passei para uma grande empresa, pedi demissão, mas a vaga foi cancelada' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/07/2010, sobre o caso de uma ouvinte que passou na peneira da seleção de emprego, mas teve a vaga cancelada.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Passei para uma grande empresa, pedi demissão, mas a vaga foi cancelada'

carteira de trabalho
Escreve uma ouvinte: "Aconteceu comigo uma coisa inesperada que me fez passar da alegria ao desespero. Eu me candidatei a uma vaga em uma grande empresa. Fui bem nos testes e nas entrevistas, e consegui o emprego. Pedi demissão na empresa em que eu trabalhava e cumpri meu aviso prévio. Durante esse período, treinei a pessoa que foi contratada para me substituir.

Quando faltavam dois dias para o final do aviso prévio, recebi uma ligação do gerente de recursos humanos da empresa na qual eu iria começar. Todo sem jeito, ele me disse que a matriz havia emitido uma ordem para suspender todas as contratações. Eu tentei argumentar que já estava contratada, tanto que havia pedido demissão de minha empresa atual. O gerente me disse que eu estava certa, mas que legalmente a contratação só valia a partir da assinatura do contrato e do registro em carteira.

Ele tentou me tranquilizar dizendo que a ordem era temporária, que a matriz já havia feito isso outras vezes e que em breve, ele entraria em contato comigo. Isso faz duas semans. Ontem liguei para o gerente e ele me disse que nada havia mudado ainda. Não sei o que faço, estou sem emprego, sem saber se terei um, e sem saber se tenho algum direito para pleitear num processo."


Bom, moralmente você tem todo o direito do mundo. Legalmente, o gerente está certo. A contratação só se torna oficial quando a papelada é assinada.

Eu não creio que seria uma boa ideia você pensar em abrir algum tipo de processo agora. Pode até ser que um juiz lhe dê ganho de causa e lhe conceda uma indenização, mas a empresa certamente iria recorrer e o processo se arrastaria. Por outro lado, pode ser que a vaga seja reaberta e você seja chamada.

Eu sei que as horas demoram a passar numa situação dessas, mas a paciência será a sua aliada, e não sua inimiga.

E por último, eu sugiro que você comece a procurar outro emprego, pensando na pior hipótese, a de que a vaga não será reaberta. Numa entrevista, você pode dizer a verdade, porque o que aconteceu com você é raro, mas não é impossível.

Depois que você estiver empregada, e se não houver qualquer manifestação da empresa que quase a contratou, cogite mover a ação pedindo uma indenização. Embora nunca se saiba o que a justiça irá decidir, a razão está inteiramente com você.

Um comentário:

Nathalia disse...

Eu também passei por situação semelhante. Pedi conta do meu estágio e uma semana depois, consegui emprego na área de Suporte Técnico da Atento, por uma agência de emprego. Depois de uns dias, me informaram que a vaga foi cancelada e que poderia pegar toda a minha documentação. Liguei pra Atento, falaram que haviam cancelado a vaga e ofertaram outra, mas na área de vendas, o qual não tenho aptidão. É horrível passar por isso, pois vc gasta para tirar xerox, foto 3x4 e cria expectativa e, de repente, eles cancelam do nada. E o pior, pra convencer eles a oferecerem a carta de desistência de vaga (ou cancelamento) é o mais díficil!!!