2010-07-22

'Temo que meu chefe passe referências ruins sobre mim para outras empresas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/07/2010, sobre se as empresas ligam para as ex-empresas de um candidato em busca de referências.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Temo que meu chefe passe referências ruins sobre mim para outras empresas'

executivo estressado
Consulta de um ouvinte intranquilo: "Gostaria de saber", diz ele, "se no processo de seleção é comum que as empresas peçam referências a ex-empregadores. Pergunto porque há cinco meses eu sai de uma empresa numa situação não muito amigável, e meu ex-chefe não me perdoou. Ele continua fazendo comentários ruins a meu respeito, pelo que meus antigos colegas me contam. Meu receio é que uma empresa ligue para o meu ex-chefe e ele me detone. O fato de que participei de vários processos nesses cinco meses e não cheguei ao final de nenhum deles, só aumenta o meu temor."

Bom, vamos por partes. Quanto mais alto for o cargo, maior é a preocupação da empresa em buscar informações com antigos empregadores. Se o cargo envolver a liderança de uma equipe, ou o manuseio de dinheiro, há praticamente 100% de possibilidade que empresas anteriores sejam consultadas.

Já em funções de nível hierárquico menor, é muito raro que uma consulta seja feita. Então, tudo depende do cargo que o nosso ouvinte está pleiteando. Se não for um cargo gerencial, ele provavelmente está atribuindo ao ex-chefe um poder acima da realidade.

Mas, vamos dizer que o nosso ouvinte esteja em busca de um cargo de nível mais alto. Nesse caso, a consulta é feita. Mas não para todos os candidatos que participam de um processo. Somente os dois ou três finalistas é que são pesquisados. Como nosso ouvinte afirmou que não chegou à fase final de nenhum processo até agora, a probabilidade de alguém ter ligado para a ex-empresa dele, é mínima.

Mas, ainda no terreno das hipóteses, vamos dizer que uma empresa ligou. Aí, na quase totalidade dos casos, foi uma pessoa de recursos humanos que ligou para outra pessoa de recursos humanos. A ligação não é feita diretamente para o ex-chefe, até porque se supõe que ninguém saiba o nome dele.

A não ser que nosso ouvinte também tenha se desentendido com alguém da área de recursos humanos na ex-empresa, a intranquilidade dele é exagerada. Pode até ser que o ex-chefe esteja soltando os cachorros pelos corredores, mas isso não chegará aos ouvidos de um futuro empregador. A explicação para nosso ouvinte ainda não ter conseguido uma vaga, deve ser bem mais simples. Por exemplo, os candidatos que competiram com ele estavam mais bem preparados, ou eram mais adequados à vaga, ou estavam menos nervosos.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Ter um ex-chefe magoado é um caosssss