2010-08-25

Diploma sem experiência não abre portas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/08/2010, sobre o diploma sozinho não abrir portas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Diploma sem experiência não abre portas

portões fechados
Um ouvinte de 28 anos escreve para dizer que concluiu um curso em tecnólogo de gestão de recursos humanos e já engatou uma pós-graduação. Porém, ele trabalha há 5 anos em telemarketing, e diz que está ciente de que esses cursos pouco ou nenhum valor terão para sua carreira, se ele continuar onde está. Por isso, nosso ouvinte vem enviando currículos para empresas, pleiteando uma vaga em sua área de formação. E ele confessa estar muito desiludido porque não recebe respostas. Ele também se inscreveu em vários sites de empregos, sem ter tido qualquer retorno até agora.

Vamos tentar entender. Ao se candidatar a vagas na área de recursos humanos, o nosso ouvinte está estreitando as suas possibilidades. Essa é uma área em que há sempre muitos candidatos por vaga, e a maioria das vagas é preenchida por indicação direta. E mesmo nos processos seletivos em que essa indicação não pesa, o nosso ouvinte continua em desvantagem, porque sempre aparecem candidatos com um bom currículo acadêmico E com experiência anterior no setor. É por isso que nosso ouvinte não vem recebendo respostas. É porque há candidatos mais adequados do que ele às vagas para as quais ele está se candidato.

Eu também gostaria de dizer algo não muito simpático, mas que reflete a realidade do mercado. Quando alguém conclui um curso, mas não tem nenhuma experiência na área que se formou, o diploma sozinho não abre portas. Essa talvez seja a maior ilusão de quem não está satisfeito com o rumo de sua carreira e decide partir para uma formação superior completamente diferente de tudo o que fez antes. O novo curso não é um trampolim imediato. É mais um investimento de médio prazo.

Eu sugiro que nosso ouvinte tente entrar em uma boa empresa, em qualquer vaga possível na área administrativa, seja ela no escritório ou na fábrica. Uma vez dentro da empresa, e dependendo do seu desempenho, ele terá maiores possibilidades de pleitear e conseguir uma mudança para a área que deseja. Só aí, depois de um par de anos, os diplomas terão o peso que o nosso ouvinte imagina que eles deveriam estar tendo agora.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Essa questão da experiência é deprimente, porque como é que você vai ter experiência sem oportundade? triste a passagem!