2010-08-18

Filme: Meu Malvado Favorito

O humor quase sempre envolve algum tipo de surpresa. Pode reparar, as melhores piadas que você ouviu têm algum tipo de virada, ou "plot twist", que nos traz algo inesperado, e que tornam a piada engraçada. Dito isso, posso dizer que a animação Meu Malvado Favorito (ou Despicable Me, no original), apesar das tentativas, é um tanto sem graça.

filme animação meu malvado favorito poster cartaz
Tecnicamente bem feita, Meu Malvado Favorito tem dois grandes problemas, na minha opinião. O primeiro é o seu roteiro (escrito por Cinco Paul e Ken Daurio), fraco, que é muito previsível e recheado de clichês. Entretanto, alguns filmes de comédia conseguem se sobressair mesmo com um roteiro fraco e uma história manjada, graças a piadas e gags pontuais. Este, infelizmente, não é o caso deste filme.

filme animação meu malvado favorito
Não que o filme não tenha várias piadas e momentos cômicos, mas infelizmente, a maioria parece "requentada". E uma piada, por melhor que seja, contada a exaustão, perde a graça. Veja, por exemplo, logo no começo, a piada com o carro de Gru, o personagem e "malvado" principal do filme. O seu exagero (tamanho do "carro") e as suas atitudes (empurrando os outros carrinhos pra estacionar) são bastante típicas de vilões em desenhos animados. Então, a não ser que você não tenha perdido algumas manhãs (ou tardes, dependendo do seu horário de escola) assistindo televisão na infância, você com certeza já sabe o final da piada.

O que nos leva à reflexão acerca do público do filme. Com certeza, as crianças mais novas devem adorar o filme, afinal, elas ainda não se deram conta do padrão que as piadas tomam, e por isso, ainda é engraçado para elas. O mesmo vale para os adultos que não tiveram oportunidade de se esbaldarem naqueles desenhos bobos (para nós hoje) da infância.

filme animação meu malvado favorito
Meu Malvado Favorito conta a história de Gru, um vilão. Sim, a profissão dele é ser vilão. Ele leva uma vida tranquila cheia de maldades, sendo o maioral, até que Vetor, um novo vilão na área, comete o roubo do século: ele rouba uma das pirâmides do Egito (e onde ele a esconde, eu tenho que admitir, é engraçado). Não querendo ficar atrás, Gru planeja algo ainda mais audacioso: roubar a lua. Mas para isso, ele terá que obter o raio encolhedor, que está em posse do seu agora arqui-inimigo Vetor.

filme animação meu malvado favorito
O problema é que a fortaleza de Vetor é muito bem guardada, e o único ponto fraco que Gru identifica é o gosto de Vetor por biscoitos. Biscoitos que as três irmãs órfãs, Edith, Margo e Agnes, vendem para "ajudar" o orfanato. Diante disso, Gru bola o ardiloso plano de adotar as três garotinhas para usá-las a entrar na fortaleza de Vetor. Mas claro, no decorrer da história, as três crianças vão acabar é invadindo o coração do vilão.

filme animação meu malvado favorito
Meigo e fofo demais, parecendo uma novela mexicana? Pois é assim mesmo. Até mesmo as personalidades das três órfãs são bem estereotipadas: temos a mais nova e meiga (e que fica impossível não lembrar do Gato de Botas de Shrek), a irmã do meio revoltada e brava, e a mais velha, conciliadora. E mesmo que a meiguice da mais nova das irmãs faça a plateia dizer 'óóóuuunnn', o tempo que as três irmãs aparecem na tela parece ser insuficiente pra convencer uma mudança no temperamento de qualquer vilão que se preze. A não ser que o malvado não seja tão malvado assim... (ó, surpresa!)

O passado de Gru, mostrado por meio de flashbacks e que nos revelam as suas motivações, além de não render um arco dramático suficientemente bom (se chegasse a um décimo dos da Pixar, estaria excelente), também mostram pouca graça. São clássicas cenas em que o personagem pede atenção, mas não a recebe, mesmo realizando alguns feitos extraordinários. Bem, mais uma vez, são cenas que podem sim arrancar risos, se você não estiver ciente do quão clichês elas são.

filme animação meu malvado favorito
Mesmo que alguém possa argumentar que tantas semelhanças no aspecto cômico do filme sejam talvez homenagens, não foi a impressão que os diretores Chris Renaud e Pierre Coffin me passaram.

Enfim, Meu Malvado Favorito é um filme mesmo voltado ao público infantil. Com certeza as crianças gostarão. Quanto aos adultos, talvez não agrade a todos, como não me agradou. Não é um filme ruim, mas é bem fraco. Surpresa mesmo, é o sucesso que o filme vem tendo. Prova de que os pais estão levando os filhos ao cinema (o que é ótimo) ou que muita gente não assistiu muitos desenhos durante a infância (o que é triste), ou ainda, que muita gente não notou certos padrões e por isso, a piada se mantém fresca (o que é lamentável).

Trailer:



Para saber mais: crítica no Cinema em Cena e no Omelete.

12 comentários:

Ju ♥ disse...

pelo nome eu já não tive vontade de assistir, agora então...

Márcia de Albuquerque Alves disse...

depois de teu comentário, vou repensar se vou assistir! bjs

Sardinha Mestre disse...

ele escondeu na geladeira????

Andarilho disse...

Não.

Sempre Que Penso... disse...

Nossa... Estava super afim de ver, agora mais ainda!! Quero comprovor ou reprovar o que vc disse, rs, em fim, tirar minhas proprias conclusões...

:D

AbraçO'

Anônimo disse...

esse filme e otimo quem nao gosta nao sabe escoler filme so sabe escolher filme ruim....

Andarilho disse...

Eis uma pessoa eloquente.

Norlain Müller disse...

Odiei seu comentario. De verdade. O filme é ótimo. Não é um filme só pra crianças. E a maioria dos filmes sempre tem um final feliz, então meu querido, não venha falar que é muito clichê. E fraco é o seu senso crítico. E mais ainda as pessoas que desistiram de assistir o filme por causa de um comentário como o seu. Sou adulta, assisti o filme com toda a minha família, pessoas de todas as idades. Assistiram todos os tipos de desenhos, de várias épocas e que com certeza tem um conhecimento maior do que o seu em relaçao á evoluçao dos desenhos animados.
Se cuida.

Andarilho disse...

Pelo seu tumblr, seu senso crítico tb não é dos melhores.

Se cuide tb.

Julia disse...

nossa, só falou besteira. Depois de Mulan, Meu Malvado Favorito foi a melhor animação que eu assisti. É aquele tipo de filme que vc não fica muito tempo sem soltar uma boa risada. Recomendo para todos, assistam que vale a pena. "É TÃO FOFINHO"

E pras pessoas que desistiram de ver depois que viram essa critica, vcs são um bando de sem personalidade. Assistam e tirem suas próprias conclusões, não deixem uma critica idiota influenciar no seu modo de pensar e agir.

Andarilho disse...

Nossa, a Julia só falou besteira.

Viu como é fácil desmerecer um texto?

Argumente melhor. E "FOFINHO" é um argumento que só serve pra criancinhas (de todas as idades). E neste caso, como já disse, o filme serve. Ou pra adultos que tiveram uma infância sofrida. É o seu caso, Julia? Vc foi obrigada a assistir documentários em vez de cartoons?

Paula disse...

Olha esse filme é para todas as idades e quem desistiu de ver, meu deus, assistam e tirem suas conclusoes