2010-09-13

'Fui demitido após 24 anos de carreira, como dar exemplo aos meus filhos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/09/2010, sobre o novo mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui demitido após 24 anos de carreira, como dar exemplo aos meus filhos?'

trabalhador demitido carteira trabalho
Escreve um ouvinte: "Tenho um filho e uma filha que recentemente entraram no mercado de trabalho. Desde que os dois eram ainda crianças, eu dizia que se eles fossem dedicados e respeitosos, conseguiriam ter uma carreira bem sucedida. O melhor exemplo que eu tinha para oferecer era o meu próprio caso. Eu passei 24 anos na mesma empresa, e nunca, em momento algum, imaginei que poderia trabalhar em qualquer outro lugar.

De repente, numa sexta-feira ao final do expediente, fui chamado pelo meu chefe e fui demitido. Meu chefe explicou que a empresa estava entrando num processo de reestruturação, mas dias depois, eu descobri qual foi o verdadeiro motivo. Foi ganância. A empresa me substituiu por um funcionário com um salário bem mais baixo.

Tudo o que eu passei anos dizendo a meus filhos, desmoronou em um minuto. Não sei como explicar a eles o que aconteceu, e de certa forma me sinto envergonhado por ter deixado de ser o modelo para eles. Estou procurando outro emprego, mas essa não é a minha maior preocupação. Estou mais preocupado em não permitir que o que aconteceu comigo, possa influir no modo de pensar de meus filhos."


Bom, primeiro eu lamento que a sua empresa tenha sido insensível, mas isso tem uma explicação. O mercado de trabalho mudou. Quando você começou a trabalhar, a estabilidade era vista como essencial para uma boa carreira, e um profissional raramente mudava de emprego. Hoje, quem está começando, irá mudar entre cinco e dez vezes de emprego. Vai passar entre dois e quatro anos em cada empresa, e mesmo assim, será considerado estável.

Seus filhos iriam perceber isso rapidamente, e eu só lamento que eles tenham tido que tomar conhecimento dessa nova realidade, através de um triste choque familiar.

Como você viu da pior maneira, dedicação e respeito continuam a ser ótimas qualidades, mas não são mais suficientes para manter alguém numa única empresa por toda a vida.

Como muitas pessoas da sua geração, você delegou a uma empresa o rumo de sua carreira. Seus filhos aprenderão que a carreira é uma propriedade deles, e deve ser administrada por eles. O seu exemplo será muito útil para os seus filhos. Eles aprenderam que no século 21, o empregado precisa ser sólido, mas que o emprego pode ser volátil.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

O pior é que por mais que a gente se admire, situações assim são comuns.

Anônimo disse...

Tambem trabalho numa empresa a quase 24 anos, ainda trabalho nela mas já esse tipo de situação acontecer e na realidade o resultado depois não foi bom...a pessoa nova teve custo maior por falta de experiencia, acredito que deveria haver uma forma de sensobilizar as empresas em relação a isso.