2010-09-20

A importância do curso superior - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/09/2010, sobre a importância de um curso superior.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

A importância do curso superior

guarda chuvas
Hoje vou responder por atacado a várias mensagens de ouvintes entre 25 e 35 anos, que escreveram para dizer que não concluiram um curso superior e se sentem meio incomodados com isso, embora estejam trabalhando e não corram riscos imediatos de perder o emprego.

O que mais me chama a atenção nas mensagens é o fato de que todos os ouvintes têm boas explicações para não ter feito uma faculdade. Ou começaram a trabalhar muito cedo e não tiveram tempo, ou não tinham recursos financeiros, ou precisam viajar bastante em seus trabalhos, ou se casaram muito jovens, ou simplesmente deixaram o tempo passar enquanto pensavam em qual seria o curso mais apropriado e ainda não se decidiram. Ah, e um dos ouvintes conta que se inspirou em Bill Gates, que se tornou o homem mais rico do planeta sem ter concluído uma faculdade.

Vamos lá. Começando pelo bilionário Gates. Realmente há outras pessoas no mundo, com uma história semelhante à dele. Porém, para cada uma dessas pessoas, há dezenas de milhares de outras que poderiam ter feito um curso superior e não fizeram. E o resultado é que não conseguem bons empregos. Esse é o risco de se tomar uma exceção absoluta como parâmetro para uma decisão.

Para os demais ouvintes, eu não apenas entendo todas as explicações, como as considero justíssimas. Só que não serei eu a pessoa que um dia irá entrevistá-los para preencher uma vaga. Será um recrutador profissional, que dificilmente irá se compadecer, porque o seu trabalho é encontrar o candidato mais adequado e não aquele que tem a melhor história.

Mesmo para os ouvintes que se sentem razoavelmente confortáveis em seus empregos, fica o aviso que nunca se sabe onde a bruxa poderá pousar a sua vassoura. E caso o emprego atual seja perdido, a possibilidade de encontrar outro igual, sem um curso superior, ficará cada vez mais remota, na medida em que o tempo passa e as faculdades despejam mais de meio milhão de jovens por ano, no mercado de trabalho.

Fica a dica de que qualquer sacrifício é válido para não ficar atrás em termos de exigências curriculares. O diploma do curso superior é como um guarda-chuva. A melhor hora para nos darmos conta de que vamos precisar de um, é quando o tempo ainda está bom e firme.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: