2010-09-23

'Quais dificuldades vou encontrar como consultor?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/09/2010, sobre as dificuldades da carreira de consultor.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quais dificuldades vou encontrar como consultor?'

dilbert consultor
Escreve um ouvinte: "Tenho 45 anos, uma vasta experiência acumulada em empresas e estou pensando em me tornar consultor. Gostaria de saber as dificuldades que vou encontrar e quanto posso ganhar."

Então vamos começar pelo que provavelmente mais lhe interessa: quanto você poderá ganhar. Nos três anos iniciais, cerca de cinco mil reais por mês, em média, porque consultor não tem rendimento fixo. "Só isso?", você perguntaria, porque provavelmente já ouviu falar de consultores que faturam os tubos. É verdade, mas eles começaram faturando tubinhos. O tempo e os resultados concretos são fatores importantes para um consultor se firmar na carreira.

Mas dinheiro a parte, você está exatamente na mosca das estatísticas. É entre os 40 e os 50 anos que a maioria dos profissionais parte para uma consultoria. Ou porque perderam o emprego e não encontram outro similar, ou porque já perceberam que uma carreira de consultor poderá gerar uma sobrevida profissional de algumas décadas.

No quesito dificuldades, a maior será encontrar o primeiro cliente. Pense como se você fosse um empresário ou um diretor de uma empresa. Se você está cogitando contratar uma consultoria, daria a preferência a quem já é conhecido no mercado ou foi recomendando por um colega que utilizou os serviços de um consultor, ou arriscaria contratar alguém que nunca prestou consultoria antes? É por isso que a maioria dos consultores iniciantes começa prestando serviços a empresas em que eles já trabalharam.

Outro ponto importante é que você precisará se tornar conhecido. E poderá fazer isso de várias maneiras, não excludentes, enviando emails a empresas, escrevendo um livro, oferecendo palestras gratuitas a associações de classe, por exemplo.

E finalmente, você precisará ter paciência para lidar com rejeições. Primeiro, porque não será fácil conseguir entrevistas com aqueles profissionais com poder de decisão que poderão vir a contratá-lo. E segundo, porque de cada dez apresentações que você fizer, nove resultarão em respostas negativas.

Dito tudo isso, e antes que você possa pensar que eu o esteja desestimulando, permita-me dizer que eu apoio inteiramente a sua decisão. Em minha opinião, a consultoria autônoma será a grande profissão do século 21.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: