2010-09-09

Vale a pena mudar de cidade para ter um emprego melhor? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/09/2010, sobre os impactos de uma mudança radical de cidades, para ter um emprego melhor, sob os aspectos financeiro e familiar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Vale a pena mudar de cidade para ter um emprego melhor?

nordeste são paulo
Esta é uma daquelas consultas que eu respondo com muito prazer e muita convicção, mesmo sabendo que muita gente talvez não vá concordar. Escreve um ouvinte:

"Sou casado, tenho dois filhos pequenos e conclui recentemente o meu mestrado. Trabalho numa empresa nacional em minha cidade natal no Nordeste. O clima é excelente, tanto na cidade quanto na empresa, e a minha vida inteira está aqui. Nesta empresa, porém, as oportunidades de crescimento são poucas no curto prazo e desestimulantes no longo prazo. Aí, recebi uma proposta de uma multinacional de São Paulo, para ganhar duas vezes e meia o que eu ganho, fora os benefícios, que são melhores do que eu tenho hoje.

É um grande avanço profissional, contudo eu não conheço ninguém na região onde fica a empresa, e tudo o que eu mais gosto está aqui no Nordeste. Prezo muito minhas amizades e relações, e meu coração está apertado por ter que sair de onde eu construi tudo. Sei que profissionalmente a razão é que manda, mas gostaria de ouvir a sua opinião."


Muito bem. Depois de ter acompanhado de perto dezenas de histórias como a sua, a minha opinião é bem simples. Não decida. Deixe a sua esposa decidir. E não a influencie na decisão dela.

Para você, certamente haverá uma mudança de rotina, mas pelo menos 70% do seu tempo já estará previamente ocupado. Você ficará dentro de uma empresa, fazendo o que sabe e convivendo com pessoas que têm interesses e objetivos semelhantes aos seus.

Para a sua família, o impacto emocional será muito, muito maior. A vida de sua mulher e de seus filhos também está inteirinha aí na cidade em que vocês nasceram e residem. Aí estão as famílias, os amigos, as pessoas com as quais vocês podem contar, o céu, o mar e as noites estreladas.

Numa mudança radical como você está considerando, a diferença salarial não será facilmente digerida por sua família. Você teria que convencê-la de que mais dinheiro substituirá, com vantagens, tudo o que ficará para trás.

E basta que ou a sua mulher, ou um de seus filhos, ou todas as três pessoas que você ama, não se acostumem e queiram voltar, para que toda a racionalidade desmorone.

Cada um acha o que acha, e eu acho que um bom casamento vale muito mais do que uma boa carreira. É por isso que eu lhe digo que a decisão não pode ser sua. Você pode decidir sozinho o que é melhor para sua carreira, mas não o que será melhor para o seu casamento.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

até um tempo atrás eu achava que nada podia estar a cima do relacionamento pessoal, mas agora eu sei que nada vale a pena sacrificar nossas coisas próprias, nossas vontades e que não é egoismo pensar assim, pq afinal, se não for vc, vai ser outro quem vai pensar assim