2010-10-14

'Descobri que a pessoa que ocupava meu cargo cometeu uma série de erros' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/10/2010, sobre remexer no trabalho do antecessor do cargo, e os pepinos que isso pode causar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Descobri que a pessoa que ocupava meu cargo cometeu uma série de erros'

pepino abacaxi
Esta é uma daquelas situações muito delicadas. Escreve uma ouvinte: "Fui contratada para substituir um coordenador da área de finanças, que foi promovido a gerente de compras. Ele é muito estimado na empresa por seu carisma, e todas as pessoas com as quais conversei fizeram elogios a ele. Porém, para me inteirar da rotina do setor, eu fiz uma verificação do trabalho dele e descobri muitos erros. São erros que fizeram com que a empresa perdesse uma razoável quantidade de dinheiro, não por desonestidade, mas por incompetência.

Aparentemente, o gerente financeiro tinha tanta confiança no coordenador, que não se dava ao trabalho de verificar em detalhes o que fazia. E para complicar, a auditoria interna tem apenas dois funcionários, que também não tiveram tempo suficiente para fazer uma análise detalhada dos documentos do meu setor, nos últimos doze meses. Agora, não sei fico calada ou se reporto o fato ao gerente, mesmo tendo provas do que estou afirmando."


Belo pepino. Vou lhe dar primeiro, a sugestão mais profissional. Pergunte ao seu gerente se ele deseja que você faça algum tipo de levantamento do movimento dos últimos meses. Se o gerente quiser saber qual a razão de sua pergunta, explique que na empresa anterior lhe foi pedido para fazer esse tipo de levantamento. Se você descreveu bem o seu gerente, ele lhe dirá para não se preocupar com o passado.

Mas se ele disser para fazer o levantamento, faça. E apresente os resultados a ele num relatório confidencial, tomando cuidado de reportar apenas os fatos dos quais você tem provas irrefutáveis.

O que acontecerá depois é difícil dizer. Mas eu não creio que você venha a sofrer represálias por ter sido uma profissional correta e eficiente. Porém, é provável que você venha a ter sérios problemas com o fã-clube do ex-coordenador, ainda mais levando em conta que ele continua na empresa, e num cargo mais elevado que o seu.

A segunda sugestão seria você não fazer nada. Entre as duas sugestões, esta é a que traria menos problemas para todos os envolvidos, incluindo você.

Em seu lugar, eu creio que optaria pela sugestão número um. Mas a verdade é que eu nunca estive numa situação semelhante à sua, porque sempre achei mais prudente e mais sensato, não remexer no trabalho dos antecessores dos cargos que eu ocupei.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: