2010-11-23

'Ocupo cargo de chefia e me incomoda ver funcionário na internet ou no celular' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/11/2010, sobre a "enrolação" dos subordinados usando internet e celular.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Ocupo cargo de chefia e me incomoda ver funcionário na internet ou no celular'

enrolando no trabalho
"Tenho 27 anos", escreve um ouvinte, "e ocupo um cargo de chefia em uma empresa de grande porte. Meu problema é uma situação que me incomoda muito. Eu não posso ver um subordinado meu, mexendo no celular ou acessando uma página de notícias da Internet, porque imediatamente me bate um desespero. Sinto-me como se estivesse sendo enganado. Quando saio para uma reunião, minha cabeça fica lá nos funcionários, martelando a questão: será que eles estão trabalhando? No fundo, parece que eu preciso ver todo mundo com a mão na massa para que meu dia seja feliz. Sou doente por pensar assim?"

Bom, não sei se é, mas certamente irá ficar, porque a tecnologia continuará oferecendo opções de entretenimento ou informação para as pessoas, e não há como evitar que alguém, de vez em quando, cheque o celular ou o email pessoal para saber se há mensagens.

A solução é avaliar o trabalho dos subordinados não pelo tempo dedicado a elas, mas pelo resultado prático. Se você conseguir passar para cada um, uma lista diária de tarefas que devem ser cumpridas, e se todas elas forem feitas adequadamente, isso deveria ser suficiente para deixá-lo mais tranquilo.

Mas aí, provavelmente, você irá pensar: se os meus subordinados executam todas as tarefas, e ficam ciscando no celular e na internet, então eu poderia passar mais tarefas ainda, porque eles têm tempo livre. Talvez isso seja verdade, e talvez você tenha espaço para conseguir um pouco mais de produtividade. Porém, se você começar a inventar tarefas desnecessárias, apenas para preencher 100% do tempo de todo mundo, é bem possível que você consiga o efeito contrário, o de reduzir a motivação geral.

Eu me recordo de uma época em que não havia celular nem internet, e os subordinados iam ler o jornal no banheiro, bem longe da vista do chefe. Ou então davam uma escapadinha durante o expediente para bater um papo. Hoje os subordinados estão fazendo isso às claras.

Portanto, a minha sugestão é que você se concentre nos resultados e converse reservadamente com algum subordinado que esteja exagerando e influenciando negativamente os demais. Essa pessoa é o seu problema. As outras, são normais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: